A falta de controle financeiro pode acarretar em sérios problemas como: dívidas, descontrole nos gastos, falta de reserva de dinheiro para emergências, entre outros. Para levar uma vida com saúde financeira o Sublimedia.TV separou algumas dicas para você organizar as suas finanças pessoais.
1 – Conheça seus gastos
Saber quanto e com o que você gasta dará os sinais de alerta e indicará os gargalos nas suas finanças pessoais. Para ter esse controle monte uma planilha com os seus gastos fixos (água, luz e telefone) e variáveis (cinema, roupas, remédios), dessa forma, você consegue traçar um cenário da sua vida financeira e tomar melhores decisões.
2 – Corte gastos
Essa parte costuma ser uma das mais difíceis, afinal, como definir o que é importante daquilo que não é. Um exercício que pode te ajudar é analisar todos os seus gastos do mês anterior e definir como importante ou supérfluo, dessa forma, você saberá quais gastos podem ser cortados ou deixados para um outro momento.
3 – Gaste menos
Sabendo exatamente os seus ganhos e gastos, chegou a hora de apertar os cintos e gastar menos. É sempre importante deixar uma reserva entre 10% e 20% do seu salário para emergências ou para investir em uma poupança, por exemplo.
4 – Trace objetivos financeiros
Determine todo mês um valor a ser economizado ou algo que você queira adquirir e como alcançar esse objetivo. Esse exercício é fundamental para você aprender a usar o seu dinheiro e conseguir alcançar objetivos maiores como uma casa, um carro ou investir em seus estudos.
5 – Corra das linhas de crédito
Não caia nas armadilhas das linhas de crédito como o cheque especial, por exemplo. Uma vez que ela foi utilizada é um indicativo de que você descontrolou o seu orçamento e acaba virando uma bola de neve. Vale até cancelar essa alternativa com o seu banco.
6 – Compre à vista
Sempre que possível faça o pagamento à vista, mesmo em produtos de alto custo, crie um planejamento de quanto você precisa economizar, e durante quanto tempo, para fazer aquela compra pagando de uma só vez.
7 – Utilize ferramentas
Sites e blogs sobre finanças pessoais, assim como, aplicativos podem ser aliados importantes na busca de uma saúde financeira. Existem diversas ferramentas que estão ao seu alcance e podem te ajudar a economizar.
8 – Tenha disciplina
Para que todas as dicas anteriores funcionem é preciso ter foco e disciplina. Nos primeiros meses você vai sentir dificuldade, mas, com o tempo e vendo resultados efetivos será possível concretizar objetivos que você nem imagina.