A empresa brasileira Caoa fechou no início do mês um acordo para assumir a fábrica da Ford, no ABC paulista.
Com isso, a companhia conhecida por iniciar suas operações como uma concessionária continuará a produzir carros da marca norte-americana. Porém, o carro Fiesta que era montado em São Bernardo do Campo, sairá de linha. Um dos motivos da cessão de montagem do veículo é a perda no mercado para o Ford Ka.
O contrato visa, principalmente, a continuação da produção de caminhões Cargo sob licenciamento, além dos modelos menores F-350 e F-4000.
HISTÓRIA DO GRUPO CAOA
A Caoa começou suas atividades como uma concessionária, no início dos anos 2000. Logo, ela fechou negócios com outras montadoras de carros e passou a produzir suas linhas sob licenciamento.
Hoje, a companhia possui duas fábricas nacionais, situadas em Anápolis (GO) e em Jacareí, interior de São Paulo, respectivamente.
A primeira foi inaugurada em 2007, apenas produzindo modelos licenciados para a empresa sul-coreana Hyundai. Atualmente, fazem parte da linha de montagem goiana o SUVs ix 35 e o New Tucson, e os caminhões HR e HD80. Além disso, esta unidade também passou a fabricar modelos da marca Cherry, como os esportivos Tiggo5x e Tiggo7.
Já a fábrica de Jacareí começou a funcionar em 2017, após um acordo com a Cherry. No contrato, ficou estipulado que a Caoa possui 50% das operações locais da montadora chinesa, além da metade da fábrica. Desta unidade, são fabricados as linhas QQ, Arrizo 5 e Tiggo 2 e comercializados com o logotipo Caoa Chery.
*Foto: Divulgação