Já pensou comprar utensílios, comidas e bebidas sem precisar ter um serviço de caixa e vendedor ao seu dispor? Pois é, esta prática já existe no Brasil há pouco mais de 1 ano e meio, em Vitória (ES). E desde março passou a ser uma realidade dos moradores do bairro paulistano Itaim Bibi.
A rede de departamento, intitulada de ‘supermercado do futuro’, a Zaitt, ganhou este nome com requinte abrasileirado. Pois, em alemão a palavra correta é ‘Zeit’ e significa: tempo. E corrida contra o tempo é o que mais os brasileiros de diversas regiões do país praticam diariamente.
Existir um estabelecimento que una a praticidade de uma loja de conveniência a um mercadinho de rua facilita a vida. Além disso, gera uma economia de tempo ao consumidor, que é o objetivo proposto pela empresa.
COMO FUNCIONA A COMPRA
A pessoa tem de baixar o aplicativo da Zaitt antes de se dirigir a um de seus pontos de venda. Por meio de um QR Code na entrada da loja, o consumidor escaneia o documento, ativando a abertura da porta.
Dentro da loja, ele escolhe os produtos de sua preferência sem a presença de um funcionário. Em seguida, a pessoa se dirige a um corredor de saída, onde há uma antessala. É neste local que a compra é automaticamente identificada por um leitor de etiquetas de rádio frequência. Na sequência, aparece em um quadro a lista de itens do cliente ao qual ele mesmo confirma sua identidade pelo QR Code, e assim a porta de saída é destravada. Além disso, os produtos adquiridos são debitados no cartão de crédito.
ANTERIOR À AMAZON GO
Segundo o diretor de marketing da empresa, Christian Abramson, a fundação da companhia é anterior à Amazon Go. Ele afirma que a Zaitt é a primeira loja autônoma a funcionar nas Américas.
VARIEDADE DE PRODUTOS
A loja do Itaim, em São Paulo possui em torno de 70 metros quadrados e oferece ao consumidor cerca de 500 itens. Os produtos vão desde utensílios para higiene pessoal, passando por alimentos e bebidas. O estabelecimento da rede funciona 24 horas, sete dias por semana.
Entrevistados pelo jornal O Estado de S. Paulo, o casal catarinense Luciane Poffo e Raniere Poffo vieram à capital paulista conferir de perto a praticidade da loja Zaitt. Segundo eles, a economia de tempo foi significativa, pois permaneceram no local por menos de três minutos. E ainda acharam justo pagar R$ 15 pela compra de uma garrafa de cerveja e de suco, além de um pacote de salgadinhos. Para o casal, o valor gasto equivale ao de outros estabelecimentos do mesmo tipo. Fora a conveniência de não precisar enfrentar uma fila para ter acesso a esses itens.
Em pesquisa encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e realizada pelo Ibope Inteligência, prova que 86% dos brasileiros sonham em ter acesso a um ‘supermercado do futuro’. Além disso, esse tipo de serviço passou à frente em interesse de consumidores sobre outras ofertas. Na sequência foi listado empate entre produtos orgânicos e entrega de compras, com 82%. E por último ficou a procura por programas de fidelidade (77%).
*Foto: Divulgação