Pela falta de profissionais no mercado, a Soul Code Academy ofertará cursos gratuitos para maior inclusão e impacto social ao setor
Cada vez mais surgem no Brasil startups voltadas à área de tecnologia. Isso porque faltam profissionais com conhecimento técnico para atuar no setor. Contudo, o problema não é novo. Prova disso é que até 2024 a área vai requerer uma demanda média de 70.000 profissionais por ano. A estimativa de dados é da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
Soul Code Academy
Justamente por este cenário e necessidade de trazer maior inclusão e impacto social ao setor é que nasceu a Soul Code Academy. A nova escola de programação chega ao mercado brasileiro para formar e capacitar desenvolvedores web full stack, com cursos gratuitos e digitais.
Cursos de programação para empresas
Além disso, outra fatia que a companhia pretende abocanhar é a oferta de cursos de programação para empresas. Desta forma, as companhias poderão formar turmas entre funcionários para resultar em especializações, de acordo com a necessidade digital e de transformação tecnológica.
Segundo Fabricio Cardoso, que é diretor-geral da Soul Code Academy e especialista em tecnologia:
“O curso é 100% gratuito, todo o financiamento é feito por parceiros que contratam os alunos. Essas empresas acompanham o processo de seleção, o treinamento, apresentam a companhia, e fazem ofertas aos alunos. Como existe uma demanda muito alta de profissionais é uma forma de trazer o profissional já dentro da cultura e com prioridade de acesso. As empresas acompanham desde o início, auxiliam nos projetos finais e vão criando relacionamento com o aluno antes de ele virar funcionário.”
Cardoso, que também possui experiência em cargos de liderança em grandes empresas do setor, como IBM, Microsoft, Oracle, EY e Kenshool, afirma que o objetivo final da Soul Code Academy é aprofundar a entrada do brasileiro na economia digital. Ou seja, a partir dos cursos, os participantes conseguem se tornar programadores de negócios nascentes que já estão se consolidando no Brasil.
Mercado de ensino
Todavia, o mercado de ensino e capacitação na área tecnológica segue bastante aquecido. Um exemplo é que só neste ano teve a fusão das startups Shawee e RocketSeat. E também teve a aquisição da Codenation pela escola de programação Trybe, com o objetivo de construir um modelo que alia formação com ligações ao mercado de trabalho. Além disso, empresas internacionais, como Iron Hack e 42, já estão atuando no Brasil.
Sobre isso, Cardoso reforça:
“O grande diferencial da Soul Code está na nossa área de conexão entre o mercado de trabalho e os nossos alunos. Trabalhamos a empregabilidade desde o processo de seleção e durante as 16 semanas do curso. O foco não é só treinar, mas garantir o emprego junto dos nossos parceiros.”
Ele ainda disse que visitou projetos similares, focados em sistemas educacionais, culturais e sociais para criar a metodologia da Soul Code Academy.
Direção
Entretanto, a direção da escola de programação fica a cargo de Juliana Pinkalsky, que possui mais de 20 anos de experiência com tecnologia e educação. Ela também esteve à frente do programa Oracle Academy no Brasil. A iniciativa da escola contou com investidores como Silvio Genesini, que também integra o conselho da Soul Code Academy.
Inscrições
Os interessados em participar da primeira turma, devem acessar o site oficial da Soul. As aulas do primeiro grupo de alunos começam no dia 26 de janeiro.
No entanto, os interessados precisarão passar por uma prova de lógica, além de entrevistas e workshops com especialistas.
A duração do curso é de 700 horas, divididas em 16 semanas, com aulas online entre 9h e 17h.
*Foto: Divulgação