Inadimplência entre pequenas e médias empresas cai 5,8% em 2020

inadimplência entre pequenas e médias empresas cai 5,8% em 2020

Inadimplência entre pequenas e médias empresas caiu mais no mês de dezembro, em comparação ao mesmo mês em 2019

A inadimplência das empresas caiu 5,8% em dezembro do ano passado, em comparação ao mesmo mês em 2019. O motivo é que houve uma redução, puxada pelas micro e pequenas empresas, que são a maioria entre os negócios com dívidas em aberto no Brasil neste período.

Inadimplência entre pequenas e médias empresas

Em relação a dezembro de 2019, os empreendimentos de menor porte tiveram retração de 7,3%, chegando a 5,4 milhões. Isso equivale a 92,9% do total de 5,8 milhões de negócios com contas atrasadas em dezembro de 2020. As informações são da Serasa Experian.

Pandemia

Sobre isso, Luiz Rabi, economista da Serasa Experian avalia que todas as empresas sofreram com a pandemia. Entretanto, contaram com auxílios importantes no período, como linhas de crédito mais baratas, influenciadas pela baixa dos juros.

Mas ale dizer que em junho do ano passado, apenas 16% conseguiram crédito em bancos.

O economista da Serasa ainda complementou:

“Porém, com o aumento dos casos de covid-19 em todo o país e novas medidas de isolamento social, os desafios continuaram e isso pode impactar no total de companhias que não conseguem honrar seus compromissos financeiros ao longo deste ano.”

Serviços tiveram alta, enquanto comércio e indústria sofreram quedas

A participação do setor de serviços, um dos mais impactados pela pandemia no ano passado, registrou alta entre os inadimplentes. Com isso, o percentual foi de 50,2% em dezembro de 2019, passando para 51,2% no último mês do ano passado.

Além disso, o setor já se mantinha entre os que reúnem mais inadimplentes desde 2018. Por outro lado, o comércio funcionou bem por meio de vendas pela internet, por exemplo, ocasionando esta queda. Por fim, a indústria manteve a representatividade, com 8,2%.

*Foto: Divulgação