Para ter uma PME com valores é preciso ter um propósito acima de tudo
Em meio à pandemia, muitas empresas tiveram que se reinventar ou começar do zero novamente. Neste quesito, o papel das microempresas mudou. Elas passaram a se questionar como é possível criar uma PME com valores. Neset artigo, você vai aprender como fazer isso e fortalecer sua empresa.
PME com valores
Para ter uma PME com valores é preciso ter um propósito. Mas como conseguir identificá-lo. A empresa para ser bem-sucedida deve possuir um ambiente regulado de modo apropriado e seguir passos essenciais.
Ter um propósito integra a cultura de uma organização, além de alinhá-la junto a todos os envolvidos. Ela tem a ver com a razão de ser, de sua existência dentro da empresa. Portanto, a presença ou a falta de um propósito impacta diretamente na atuação dos funcionários. Ou seja, eles podem atrabalhar apenas para garantir o emprego ou porque querem realizar algo diferente, que os desafiem. Além disso, poucas empresas e colaboradores conseguem articular de forma clara porque fezem o que fazem.
Reflexão do propósito
Para identificar o propósito de sua empresa, faça as seguintes perguntas:
Como queremos impactar nossos clientes, nossas partes interessada e a sociedade? O que é importante para eles?
Após isso, escute, observe e converse com cada parte interessada da empresa. Em seguida, faça uma lista do que é importante para eles e o que sua empresa deveria solucionar sobre os desafios de cada um.
Contudo, o propósito deve orientar a vantagem competitiva que a organização irá buscar. E que também sirva de fundamento para a criação de harmonia entre estratégia, valores e objetivos. Além de direcionar as lideranças para gerarem o maior valor a todos os envolvidos e não apenas a uma parte delas.
Preze mais pela motivação, inovação e a geração de conhecimento pelos colaboradores. E reduza seus próprios interesses em prol de um bem maior, além de legitimar as ações de sua empresa perante a sociedade.
Construção de liderança
Já no caso da liderança, faça as seguintes perguntas para construir uma base sólida de líder:
- O que me motiva ser o líder desta empresa?
- O que me deixa plenamente realizado?
- Como desejo ser reconhecido?
- Como contribuir para um mundo melhor?
- Como o meu negócio pode fazer diferença na vida das pessoas?
- O que eu ofereço para o cliente e stakeholders além dos produtos ou serviços prestados? O que eles desejam de valor? O que podemos fazer além?
- No que eu pensava quando eu tive a ideia de abrir a empresa?
Pessoas devem ser prioridade
E não esqueça que para o seu negício dar certo, ele deve ser feito para as pessoas, que são a prioridade. E não importa qual o cargo que elas ocupem dentro de sua empresa. E o propósito deve ser baseado no melhor que tem a oferecer a todos os envolvidos.
Guia
Contudo, uma PME com valores direciona o comportamento e atitudes de cada profissional na companhia. Servem como guia para cada um, enquanto realizam suas funções diárias e respondem pela empresa.
Os valores organizacionais devem ser expressos por palavras, internalizados no jeito de ser da empresa e avaliados sistematicamente, desde a fase do recrutamento, na procura por funcionários que tenham sinergia a esses valores, na sua entrada, ao longo de sua trajetória organizacional e até mesmo a fase de desligamento. Sempre colocado de forma transparente o motivo pelo qual esse colaborador não deverá mais fazer parte do quadro.
Comportamentos esperados traduzidos pelos valores
O que o líder pode fazer melhor neste sentido?
1. Desdobre diariamente, o propósito e valores demonstrando os comportamentos e quais ações estão correlacionadas;
2. Reflita com os funcionários para que juntos encontrem ou resignifiquem o seu propósito pessoal e conecte com o propósito e valores da empresa;
3. Deixe claro o propósito, dizendo o que cada colaborador deve entregar e ajude-os no entendimento como o seu papel e atividades impactam no que os clientes e a socidade tem como expectativas;
4. Estipule momentos que instiguem a criatividade e a inovação, traga o pensar sempre com um motivo;
5. Crie um alicerce da cultura com o propósito e valores, dando a líderes e colaboradores a liberdade para criar, assumir riscos e, às vezes, poder falhar;
6. Engaje líderes no propósito em sua plenitude fornecendo algo sobre o qual devemos e podemos construir para o futuro. Isso exige aproveitar melhor os talentos, prepará-los para liderar o futuro e construir um legado;
7. Dê feedbacks constantemente às equipes pelas suas atitudes, projetos propostos e inovações usando o propósito e valores como principal base de sua fala.
8. Conte histórias de transformação por meio de propósito e valores, elas podem vir de seus próprios colaboradores. Isso porque estes relatos capturam a forma de ser uma cultura em desenvolvimento, destacando exemplos que fazem uma diferença positiva.
Conclusão
Quando as empresas alcançam o êxito no desenvolvimento do propósito e valores, elas pontencializam a criatividade. E, consequentemente, promovem o senso de responsabilidade e autonomia, além de fortalecer a coragem a agilidade na tomada de decisões e inovam também em situações adversas. Com uma cultura organizacional bem estruturada, a empresa desenvolve um ambiente mais colaborativo, com maior protagonismo e favorável a diversidade.
*Foto: Divulgação/Freepik