COP26 aborda energia limpa, entre os países que apostam no tema está a China
Nesta quinta-feira (4), durante a Conferência das Partes, houve o debate sobre a energia limpa no planeta. Sendo assim, líderes e demais participantes têm a oportunidade de propor o que pode resultar em um futuro com negócios de mais energia verde e fontes renováveis.
COP26 aborda energia limpa
A COP26 aborda energia limpa também sobre o uso do carvão, principalmente na China. O país voltou a investir recentemente no carvão, mesmo não sendo um grande mercado de energia solar.
Por outro lado, em um evento da Presidência, promovido pelo Energy Transition Council, contou com pessoas importantes de governos e organizações internacionais. O encontro teve o intuito de debater novas medidas para estimular rapidamente a energia limpa, distância do carvão e garantir acesso à energia acessível e sustentável para todos.
Brasil
Em relação à participação do Brasil, houve a apresentação de cases da Petrobras e Renova Bio. Além disso, a COP26 já contou com a presença de governadores como Eduardo Leite (RS) e Renato Casagrande (ES). Nesta quinta, se juntaram a eles Gladson Cameli, governador do Estado do Acre, Mauro Mendes, governador do Estado do Mato Grosso, Helder Barbalho, governador do Estado do Pará, Fátima Bezerra (virtualmente), governadora do Estado do Rio Grande do Norte para o lançamento do Consórcio Brasil Verde.
UNFCCC
A UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática) é um tratado internacional com a intenção de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera.
Entre as principais tarefas da COP está a de revisar as comunicações nacionais e os inventários de emissões apresentados por todos os países membros. E é com base nestes dados, que avaliam os progressos feitos e as medidas a serem tomadas.
A revista EXAME possui uma atuação neste sentido, como parceria oficial da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas.
*Foto: Unsplash