Fundador do Favela.Lab, Daniel Calarco, também é destaque na ONU, e ainda recebe apoio da Samsung há um ano
No último dia 20, foi celebrado o Dia Mundial da Justiça Social. Sendo assim, a gigante de tecnologia,Samsung, em parceria com a ONU, lançou um manifesto em vídeo que conta a história de Daniel Calarco, jovem membro da iniciativa Generation17. O projeto integra o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e se propõe a atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Fundador do Favela.Lab
Além do fundador do Favela.Lab, hoje, fazem parte do projeto 14 jovens ao redor do mundo. No caso de Daniel, ele nasceu e foi criado no Rio de Janeiro. Desde muito cedo conheceu os desafios gerados pela pobreza. Atualmente, aos 24 anos de idade, ele oferece treinamentos em suporte econômico, ativismo digital e outras temáticas. O objetivo é que jovens de todo o mundo tenham oportunidades reais de melhorar sua condição de vida.
Observatório Internacional da Juventude
Em 2015, foi criado o Observatório Internacional da Juventude e hoje mais de 6.000 jovens já passaram pelo projeto. Daniel é um deles e hoje trabalha no lançamento do Favela.Lab, uma iniciativa que reúne líderes de favelas para ajudar no avanço dos Objetivos Globais por meio da arte e da tecnologia. Sobre isso, Daniel conclui:
“Tradicionalmente, a juventude é vítima de uma situação na qual ela é considerada parte do problema, e nunca da solução. Uma iniciativa como essa começa a escrever novas narrativas sobre o que é ser jovem e o papel que temos no desenvolvimento socioeconômico do nosso país. Programas como esse, que entendem que não existe a construção do desenvolvimento sustentável sem a juventude, são essenciais para a gente mudar cenários.”
*Foto: Reprodução