Reserva de dinheiro ainda é uma realidade distante para muitas pessoas

Reserva de dinheiro ainda é uma realidade distante para muitas pessoas

Reserva de dinheiro nem sempre é algo do cotidiano; pesquisa da fintech Onze revela que 80% dos entrevistados não têm um pé de meia para imprevistos

Uma pesquisa recente realizada pela Onze, fintech especializada em saúde financeira e previdência privada, aponta que oito em dez (80%) entrevistados não têm uma reserva de emergência para imprevistos futuros. Dos cerca de 3 mil trabalhadores ouvidos no levantamento, 40% responderam que a renda mensal é suficiente apenas para cobrir os gastos essenciais.

Reserva de dinheiro

Muitos brasileiros vivem no limite com escassez de recursos e, consequentemente, não conseguem fazer uma reserva de dinheiro.  Portanto, tudo isso leva a um esgotamento emocional para mais da metade dos trabalhadores brasileiros. É o que revelou o estudo. Do total de entrevistados, 64% admitiram ter a saúde mental afetada por causa da relação com o dinheiro, sendo que 71% desenvolveram ansiedade, 51% tiveram insônia e 25% precisaram enfrentar a depressão.

Nem a CLT escapa

Apesar de terem garantias num trabalho com carteira assinada, ainda assim se sentem um pouco mais seguros quando se trata de finanças pessoais. Dos 3 mil entrevistados na pesquisa, 38% trabalham em regime CLT, enquanto 25% são autônomos, 21% estão desempregados, 11% são funcionários públicos, 3% são empresários e apenas 1% é aposentado.

Contudo, no caso específico dos trabalhadores com carteira assinada e que já tiveram a qualidade de vida e a saúde mental prejudicadas por causa das finanças pessoais. Desta fatia, 64% admitiram que a relação com o dinheiro afetou a saúde mental. Outro fator preocupante é que 55% possuem dívidas de cartão de crédito.

Por fim, diante desse cenário, o dinheiro desperta sentimentos ruins para 52% dos trabalhadores formais ouvidos na pesquisa. Além de preocupação e ansiedade, a frustração por não conseguir realizar metas estipuladas durante a vida é outro ponto negativo que pesa quando o assunto é dinheiro.

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/mao-colocando-moeda-no-cofrinho-e-grafico-de-crescimento_11383309