Jogos de Paris será a oportunidade do gênero feminino brasileiro se destacar, uma vez que o time é composto por 55% de mulheres
Faltam apenas duas semanas para o início dos Jogos de Paris. E o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) acaba de fechar a lista de atletas que representarão o país na cidade luz. Vale destacar que esta é a primeira vez na história que a presença feminina superou a masculina. Do total de 277 atletas classificados, 55% são mulheres, 8% a mais que o registrado na última edição dos Jogos, em Tóquio.
Jogos de Paris
Ter mais mulheres nos Jogos de Paris é um reflexo dos esportes coletivos, que detêm o maior número de vagas. Sendo assim, as atletas brasileiras irão disputar as seguintes modalidades: futebol, vôlei, handebol e rugby. Já os homens só participam de competições coletivas no vôlei e no basquete.
Mais medalhas entre as mulheres
Por sua vez, com a ascensão de mais mulheres no esporte, também aumenta a expectativa por conquistas de mais medalhas que os homens. E ainda há grandes nomes do esporte feminino brasileiro que são cotadas como favoritas ao pódio. São elas: Rebeca Andrade (ginástica artística), Beatriz Ferreira (boxe), Rayssa Leal (skate street), Ana Marcela Cunha (maratona aquática) e a dupla Ana Patrícia/Duda (vôlei de praia).
De acordo com o diretor-geral do CPB e chefe da Missão Paris 2024, Rogério Sampaio, há uma chance real de mais mulheres ganharem mais medalhas do que homens pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos. Prova disso é que no Pan de Santiago as mulheres já foram destaque pela primeira vez em um evento multiesportivo. Portanto, o mesmo pode se repetir em Paris, uma vez que há mais mulheres na delegação e muitas delas com histórico recente de grandes desempenhos em nível internacional.
Vila Olímpica
A chegada dos atletas brasileiros em Paris está prevista para esta quinta-feira (18). Todavia, a equipe da ginástica artística será a primeira do Time Brasil a entrar na Vila Olímpica, no bairro de Saint Denis, subúrbio da capital francesa, às margens do Rio Sena.
Modalidades com brasileiros
O Brasil competirá em 39 modalidades. Vale lembrar que o judô foi o esporte que mais vezes subiu ao pódio olímpico. Foram 24 no total, com quatro ouros, três pratas e sete bronzes. Por sua vez, a vela e o atletismo aparecem na segunda posição, com 19 medalhas cada. Para saber a lista completa de modalidades com presença brasileira, clique aqui.
*Foto: Reprodução/