Com nova aquisição da gigante norte-americana, o universo dos podcasts poderá ficar mais competitivo
No final de 2020, a empresa norte-americana Amazon anunciou a aquisição de uma companhia que será sua porta de entrada no universo dos podcasts. Este mercado, que foi bastante ativo no ano de 2020, apesar da pandemia, prova que investir neste segmento pode render bons frutos. É o caso da sueca Spotify, que no ano passado cresceu em termos de receita e também aumentou e ultrapassou sua base de assinantes além do esperado.
Além disso, outra empresa sueca tem se dado bem, mas no ramo de audiolivros. A Storytel é vice-líder mundial do setor, e chegou ao Brasil no fim de 2019 e ela é concorrente da Audible, que pertence justamente a Amazon.
Amazon e o universo dos podcasts
Com a aquisição da Wondery, empresa focada em produção independente de conteúdo e podcasts, a Amazon pode adentrar o setor de podcasts no estilo true crime. Ou seja, contação de histórias de um crime real.
Já no Brasil há títulos populares do gênero. Porém, eles são de autoria de outras produtoras, como “Caso Evandro” ou “Praia dos Ossos”.
Amazon Music
Contudo, a compra ainda precisa ser confirmada pela gigante de tecnologia. Além disso, tal aquisição pode beneficiar o serviço Amazon Music por ser uma contribuição a mais para a produção de conteúdo. Em setembro de 2020, a plataforma passou a disponibilizar suporte a podcasts.
Negociação
Todavia, o valor da transação não foi divulgado à imprensa. No entanto, reportagens da agência Bloomberg e do jornal The Wall Street Journal indicam para uma avaliação da Wondery de cerca de US$ 300 milhões.
Concorrência
Tal valor pode acirrar o universo dos podcasts, além de colocar pressão em concorrentes como o Spotify. Seu crescimento recorde em 2020 se deve justamente a um maior investimento em podcasts.
Vale lembrar que entre os principais negócios da empresa sueca no ano passado esteve um acordo estimado em US$ 100 milhões com o podcast Joe Rogan Experience. O programa da plataforma também figurou entre um dos maiores do setor. Além disso, o Spotify também lançou um programa exclusivo com a ex-primeira-dama americana Michelle Obama. Ambos ficaram entre os cinco podcasts mais escutados do ano.
*Foto: Divulgação