Aumento das projeções de inflação: Quais setores da B3 foram afetados?

Aumento das projeções de inflação: Quais setores da B3 foram afetados?

Aumento das projeções de inflação subiram mais após a última reunião do Copom

Atualmente, diante do cenário de aumento das expectativas de inflação para os próximos anos, o Santander calculou a correlação entre a inflação implícita de 2 anos no Brasil e os índices setoriais do Ibovespa, com base em dados desde junho de 2016.

Aumento das projeções de inflação

Sendo asism, o aumento das projeções de inflação, conforme o banco, o índice que abrange empresas de materiais básicos (IMAT) possui a correlação mais positiva com a inflação implícita (32%). E isso pode estar associado aos efeitos da falta da desancoragem das expectativas de inflação sobre a taxa de câmbio, com viés de depreciação cambial, explica o banco. Portanto, as essas empresas são beneficiadas, muitas vezes tratam-se de exportadoras.

Além disso, o Santander acredita que os investidores teriam mais tendência a aumentar sua preferência por empresas menos relacionadas ao ciclo de atividade doméstica.

IMOB

Por outro lado, o índice de empresas do setor imobiliário (IMOB) possui a maior correlação negativa com a inflação implícita de 2 anos (-55%), seguido pelo índice de varejo (ICON; -42%).

Segundo o relatório, empresas desses setores são mais dependentes das condições econômicas e tendem a ser mais vulneráveis quando as expectativas inflacionárias estão desancoradas.

Boletim Focus

Em meados de fevereiro, o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central do Brasil com projeções de mercado, indicava o IPCA em 3,50% para o final de 2025; tal expectativa subiu para 3,64% na Pesquisa Focus anterior à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 8 de maio. Agora, a meta de inflação do Brasil está atualmente fixada em 3% até 2026.

De acordo com analistas, parte da desancoragem das previsões de inflação se deve à mudança no conselho do Copom no próximo ano, já que o atual presidente, Roberto Campos Neto, e os mandatos de outros dois diretores expiram no final deste ano. Como resultado, o comitê será renovado, com o governo atual nomeando a maioria dos membros.

Por fim, o Santander explica que tal cenário, combinado com a votação dividida na reunião de maio do Copom, fez com que o mercado esperasse que a próxima composição do comitê seja capaz de adotar uma visão mais calma sobre a inflação no futuro.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/plano-de-apresentacao-de-estatisticas-com-setas_15858057.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=6c428bf1-12cc-4729-beca-6d81fc417bf2

Tagged