Banco Central adia terceira fase do open banking

banco-central-adia-terceira-fase-do-open-banking

Terceira fase do open banking para a implementação do novo serviço teve anunciada nova data de início, que agora será em 29 de outubro

Na última sexta-feira, o Banco Central (BC) anunciou o adiamento da terceira fase do open baking. Agora, a nova data prevista é para o dia 29 de outubro. Nesta ocasião, haverá a implementação do compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento PIX. Antes, a data original de implementação estava marcada para 30 de agosto.

Terceira fase do open banking

O serviço de iniciação foi regulamentado em julho. Sendo assim, fica permitido que usuários do Pix realizem pagamentos por meio de aplicativos que não sejam do banco onde sua chave Pix foi cadastrada. Isso inclui lojas de e-commerce ou redes sociais. Mas para concretizar este feito, terá que ter autorizado o compartilhamento do serviço.

Além disso, o serviço de iniciação marca o começo da terceira fase do open banking no Brasil. Este sistema prevê o compartilhamento com amplo consentimento das informações financeiras e cadastrais de consumidores e correntirtas. O fato criará a chance da oferta de novos serviços.

Prosição do BC

De acordo com o Banco Central, o adiamento desse prazo foi uma demanda da estrutura responsável pela governança da implementação do open banking no país. E ainda decorreu na necessidade de ajustes nas especificações técnicas, o que afetou o prazo para a realização de testes para a certificação das instuitições financeiras.

Negócios

De olho na possibilidade do open banking, em março deste ano, as empresas Fintech Quanto e o banco BMG se uniram. Isso porque a Quanto é especializada na integração de dados bancários, e só em 2020 captou uma rodada de investimento de US$ 15 milhões.

*Foto: Divulgação