É bastante comum ouvir de pessoas não têm suas finanças pessoais no “azul” que a pessoa que é rica ou que lutou muito por um futuro melhor é “mão de vaca”. E os termos não param por aí, elas também são chamadas de: avarenta, egoísta, muquirana, muquinha e pão dura. Entretanto, esse público costuma tomar atitudes que fazem seu dinheiro sumir em pouco tempo. Neste artigo, vamos listar 20 dessas ações prejudiciais.
Dinheiro sumir em pouco tempo
De acordo com estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), feito em abril: sete em cada dez brasileiros estão endividados. Isso é um recorde. Sendo assim, o número de famílias endividadas no cartão de crédito, cheque pré-datado, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro atingiu 66,6%. Ou seja, o maior índice desde o começo da realização da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em janeiro de 2010.
Além disso, esta foi a primeira Peic realizada depois do começo da pandemia gerada pela Covid-19. A coleta dos dados aconteceu entre 20 de março e 5 de abril.
Para não entrar nesta estatística, confira abaixo 20 atitudes que podem fazer seu dinheiro sumir em pouco tempo. Portanto, você tem a chance agora de evitá-las. Vale ressaltar que muitas destas ações são praticamente imperceptíveis e levam sua renda diretamente para o ralo.
10 atitudes que podem ser evitadas:
1 – Compre no atacado e feiras. Evite comprar itens essenciais em um único supermercado. Pesquise. E leve uma lista de compras e siga o que está nela.
2 – Revise seu plano de minutos do celular. Opte por um plano reduzido e utilize mais o wi-fi da sua casa ou empresa para reduzir o uso do pacote de dados.
3 – Reveja sua anuidade do cartão de crédito. Fale com seu gerente para que ela seja abolida de vez ou mude de banco.
4 – Você assiste mesmo a todos os canais de TV à cabo que assina? Reveja seu plano e baixe o valor, ou simplesmente cancele assinatura.
5 – Para que em meio a uma pandemia continuar pagando o plano anual da academia? Você a frequentava antes todo mês? Faça esta reflexão.
6 – Reveja seu plano de saúde. Em vez de acomodação em apartamento, opte por enfermaria. Tente negociar uma redução ou troque de empresa de saúde.
7 – Ao sair de casa, verifique se nenhum aparelho ficou ligado direto na tomada. Exemplo: carregador de celular, TV, microondas. Isso auxilia na queda da conta de luz.
8 – Liste suas contas fixas e veja quais podem ser reduzidas.
9 – Em vez de pedir comida pelo delivery, cozinhe você mesmo. Além de economizar, ainda pode ser um momento relaxante.
10 – Se possível, peça desconto em qualquer compra que fizer. O desconto por pagamento à vista pode render um bom dinheiro se calculado durante o ano todo.
Mais 10 ações facilmente negociáveis:
11 – Se puder, pare de pagar contas em atraso, e sim utilize os descontos ao pagá-las antecipadamente.
12 – Outra dica é andar mais devagar de carro, ou seja, não pise demais no acelerador. Com isso, você vai economizar combustível e ainda evitará multas.
13 – Em vez de irem a um bar com a flexibilização, convide seus amigos para beberem em casa. Cada um contribui com o que puder.
14 – Se não puder evitar, compre com antecedência os presentes de datas importantes, como: Dia das Crianças, Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais.
15 – Quando possível viajar para lugares distantes, opte por conhecer estes locais fora de alta temporada, quando os preços são mais em conta.
16 – Caso tenha seguro, pare seu carro na rua, em vez de estacionamento ou vallet.
17 – Sempre entre na sua conta bancária e esteja atento às movimentações e corte excessos.
18 – Contudo, sempre utilize as suas milhas aéreas.
19 – Sempre peça a nota fiscal e indique o seu CPF. Esta atitude pode render prêmios, descontos em impostos, além da possibilidade de resgatar parte do valor.
20 – Por fim, dê banho no cachorro em casa.
*Foto: Divulgação