Entre as cinco cartas na manga do WhatsApp estão vídeo sem som e chamadas de vídeo no WhatsApp Web
Apesar da concorrência, o aplicativo de mensagens mais utilizado do Brasil é o WhatsApp. É o que diz a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Segundo o levantamento, o app de tecnologia que pertence ao Facebook está instalado em 99% dos celulares dos brasileiros, e é usado diariamente por 93%.
Já, em termos globais, o app alcançou, há cerca de um ano, 2 bilhões de usuários. E é justamente por isso, que as cinco cartas na manga do WhatsApp foram muito bem pensadas e testadas com alguns grupos de usuários antes de chegarem a todos. Confira os novos recursos.
Cinco cartas na manga do WhatsApp
Chamadas de vídeo no WhatsApp Web
Por causa da pandemia, o uso de soluções de videochamadas veio para ficar, o que fez alavancar empresas como a Zoom Video Communications, Microsoft e Google. Portanto, agora o WhatsApp Web também permitirá realizar chamadas em vídeo. Os testes já começaram. Mas ainda não tem data para chegar a todos.
Vídeo sem som
Os vídeos gravados pelo app do WhatsApp podem ser silenciados em uma versão de testes em smartphones Android. A novidade pode facilitar o compartilhamento de vídeos que não necessitam de áudio e foram gravados em locais barulhentos.
Mensagens que somem após visualização
Assim como o Snapchat, o WhatsApp testa no Android um recurso de mensagens expiradas. Ou seja, mensagens que podem desaparecer após serem vistas.
Pagamentos via app
Tempos atrás, os pagamentos no WhatsApp chegaram a ser lançados por aqui. Porém, logo foram barrados pelo Banco Central. E ainda não há previsão para o retorno do recurso. Segundo apuração da revista EXAME, os pagamentos podem retornar ainda no primeiro trimestre de 2021.
Ler mais tarde
Encerrando as cinco cartas na manga do WhatsApp, o app testa um funação de marcar mensagens para ler mais tarde. A proposta do recurso é facilitar a vida dos usuários para encontrar mensagens que ainda não foram respondidas.
Anúncio oficial
Entretanto, nenhum dos recursos acima foram formalmente anunciados pelo WhatsApp, exceto o de pagamentos.
Eles foram encontrados em versões de testes do app para Android ou iPhone, em grande parte, pelo site WABetaInfo, especializado em avaliar edições preliminares do app. E vale notar que recursos que não forem bem aceitos ou não estiverem estáveis podem ser descartados ou adiados, dependendo da estratégia de negócios da companhia por trás do app.
*Foto: Reprodução/ Getty Images