As dicas são da jornalista americana Emmie Martin, que trabalha com finanças pessoais, ela desenvolveu um plano financeiro para guardar 50% de sua renda e direcionar essa verba para a sua aposentadoria.
Em entrevista dada ao Business Insider ela contou que começou se organizando com uma lista, onde colocava todos os itens que queria comprar, separando por necessidade básica e desejos. “Algumas compras realmente são necessárias quando acaba seu shampoo ou sabonete, por exemplo, mas percebi que existem coisas que não são necessidades básicas e que podem ser adiadas”, conta.
Considerando esse ponto de partida, Martin elencou 2 dicas essenciais para montar um plano financeiro eficiente, confira:
Crie listas e faça uma avaliação do que é importante
Criar uma lista de compras vai apontar um cenário real das suas necessidades. Nela, você pode identificar e separar os itens de extrema necessidade daqueles que podem ser adiados ou até alguns produtos que você pode viver sem.
Sem a lista fica fácil cair nas armadilhas do impulso, como por exemplo, durante as mudanças de estações pensamos em atualizar o guarda-roupa ou aproveitar as liquidações, sem um plano financeiro podemos nos render as promoções ou comprar tudo de uma vez.
Elimine da sua vida as compras por impulso
Parece uma missão impossível para algumas pessoas, se deparar com aquela vitrine cheias de tentações e seguir em frente. Difícil, mas não impossível. Muitas vezes diante de uma liquidação, e com medo de perder a oportunidade, compramos no calor do momento.
Em boa parte das situações são itens que podemos facilmente viver sem, ao mesmo tempo, esse dinheiro gasto poderia ser direcionado a um plano que temos para o futuro, como a aposentadoria, uma viagem que você sonha ou a realização de um curso, enfim, são muitas possibilidades.
A dica da jornalista Emmie Martin para correr das compras por impulso é nunca entrar em uma loja sem uma lista na mão. Assim, você evitas as tentações e realiza uma compra mais eficiente e rentável para o seu orçamento.
Por fim, a maior dica de todas é sempre rever suas listas e seu plano financeiro, mesmo que seja para comprar apenas uma pasta de dente, cada moeda importa. Quando você se força a monitorar para onde vai o seu dinheiro, cria naturalmente uma consciência financeira.