Digitalizar um pequeno negócio envolve expandir a presença da empresa no ambiente digital; confira algumas dicas
Durante o período de pandemia ficou cada vez mais evidente a importância de digitalizar um pequeno negócio. Tal estratégia já vinha acontecendo de modo consistente nas grandes empresas. Porém, ele ocorreu de modo mais lento nas pequenas e médias empresas, mas que foram aceleradas durante os períodos de quarentena.
Digitalizar um pequeno negócio
De acordo com a pesquisa mais recente do Instituto Rede Mulher Empreendedora, os negócios liderados por mulheres avançaram na digitalização durante o período da pandemia. Dados do levantamento indicam que 40% dos negócios passaram a utilizar mais aplicativos de mensagens para divulgar produtos e atender clientes; 43% passaram a usar mais as redes sociais; e 46% começaram a usar sites e blogs próprios.
Além disso, o resultado deste avanço é que somente 5% dos negócios não utilizam nenhuma ferramenta digital; 33% usam até 3 ferramentas; 36% usam até 5 ferramentas e 26% usam 6 ou mais.
Impacto positivo
Entretanto, a pandemia se revelou um impacto positivo para os negócios. Prova disso é que 62% das empreendedoras foi que maior o grau de digitalização mais positivo foi o resultado percebido.
Apesar disso, digitalizar um pequeno negócio ainda reflete desafios. Esta foi a resposta das mulheres entrevistadas. Entre os desafios, estão:
- dificuldade de definir a melhor ferramenta;
- conhecimento técnico para o uso da ferramenta;
- e falta de recursos para investir.
Dicas para ingressar ou ampliar sua presença nos meios digitais
Confira abaixo as dicas que podem fazer seu negócio se destacar.
1 – Estipule as ferramentas necessárias
Estipular quais são suas ferramentas, envolve dois processos principais: conhecer bem seu negócio e quem é sua clientela, e avaliar os benefícios de ferramentas. Entretanto, não foque em uma lista exaustiva. Porém, entenda quais são as redes mais usadas pelos seus clientes, e qual ou quais delas fariam mais sentido para você. Tal escolha pode ser ter o apoio de cursos que ajudem a pensar essa digitalização a partir da sua realidade.
2 – Estude a ferramenta
Após definir suas ferramentas é necessário colocar sua estratégia em prática. Além disso, há cursos rápidos (muitos são gratuitos) e perfis que dão dicas importantes de como usar cada uma dessas ferramentas.
3 – Aproveite as opções gratuitas
Por fim, as principais ferramentas contam com opções gratuitas. Comece por elas e avance para uma versão paga quando for necessário.
Portanto, de um modo simples é possível você expandir a presença do seu negócio no universo digital.
*Foto: Unsplash