Carnaval é para cair na folia e não se endividar; confira nossas dicas de como economizar neste período de festejo
Muitos esperam ansiosamente por esta época festiva do ano e acabam não se atentando aos perigos extras, como grandes gastos. Portanto, é importante colocar na ponta do lápis quais serão as reais despesas do Carnaval, para depois não ficar com a conta bancária no negativo.
É bom priorizar os custos, como hospedagem e ingressos para as festas que deseja ir. Sempre tem alguns itens que compensam ir a um preço mais vantajoso. Agora vamos às dicas.
Onde beber e comer no período de Carnaval?
Um dos modos mais em conta na hora de economizar no Carnaval é em relação à bebida e comida. Pois nesta época, tudo fica mais caro para os foliões. Porém, vale a pena apertar o bolso, levando comidinhas numa mochila, que podem incluir barrinhas de cereal, sanduíches frios e comprar as bebidas em mercados.
Além disso, dá para fazer um “esquenta” na casa de amigos antes de ir para os bloquinhos, se alimentando bem e gastando pouco, naquele esquema comunitário. Os gastos podem cair ainda mais para os que não consomem bebida alcoólica e só ficam na água e no suco.
Esta época do ano ainda pode gerar renda para quem estiver disposto, e a solução é levar um isopor com bebidas e até lanches frios para venderem aos foliões a preços convidativos. É uma ótima forma de repor o que gastou para levar estes itens ainda levar um troco para casa.
Transporte público ou carona
Outra dica é economizar no transporte, deixando o carro em casa e priorizar ir de condução ou ainda de carona com outros amigos. Pois, os estacionamentos cobrarão uma fortuna nestes dias de Carnaval.
Geralmente, as prefeituras das grandes cidades brasileiras organizam festas de Carnaval, em regiões centrais e de fácil acesso, e isso inclui a facilidade do transporte público com horário estendido.
O mais importante aqui é para quem não abre mão de sair de casa. Portanto, não misture bebida com volante. Escale o motorista da vez, que realmente não irá beber. Por que ninguém vai querer arcar com uma multa no valor de R$ 2.934,70 por dirigir embriagado, não é mesmo? Além do drama de ter a habilitação suspensa e o veículo recolhido pelo pátio. E nem pensar também em causar acidentes a terceiros.
Planejamento de renda extra após o Carnaval
Com tudo isso em mente, é bom também pensar no restante do ano, onde existem diversas festividades após o período de Carnaval. A ideia é se planejar já pensando numa fonte de renda extra, além da folia dos próximos dias. Um bom plano financeiro, para que não caia depois na conta negativa. Agora é construir o melhor plano financeiro e continuar se divertindo.
Fonte: UOl
*Foto: Ilustração