Investir em dólares no exterior, para os mais experientes, significa algo em torno de 25% ou mais; entenda a lógica ao longo deste artigo
Toda semana, a bolsa de valores brasileira pode apresentar surpresa ou estabilidade. Realmente, só quem vive aqui para entender como este mecanismo pode mudar de uma hora para outra. No entanto, quem deseja diversificar sua carteira de investimentos ou simplesmente estar precavido para alguma viagem de emergência, investir em dólares no exterior pode ser uma boa alternativa.
Dólares no exterior – quanto devo investir?
Para os que não estão habituados com este universo, a princípio, investir em dólares no exterior pode ser em torno de 5%. Trata-se de um percentual mínimo de proteção do seu patrimônio. Todavia, um cenário mais condizente já pode variar de 10% a 15%. Por fim, para mais os mais experientes, significa algo em torno de 25% ou mais.
Crises econômicas
E pelo fato de o Brasil estar em constante crise econômica e política, o mercado financeiro está sempre em evidência. Isso porque é um país emergente e de alto risco. Portanto, qualquer crise, por menor que seja, nos mercado, eles tendem a despencar a B3 e, consequentemente, desvalorizar o câmbio.
Além disso, este cenário é importante para o investidor cauteloso e experiente pensar em ter uma parte do seu patrimônio protegido e investido em dólares no exterior, pois assim conseguiria diminuir o risco da sua carteira de investimentos.
Negócios arriscados
Para quem possui negócios no Brasil, gerando emprego, etc, e que lucra em Reais, já é uma grande exposição de risco. É preciso ter em mente que sua empresa pode quebrar, ou se for funcionário, pode ser demitido. Ou ainda num contexto de desvalorização do câmbio, seu poder de compra tende a cair.
Inflação
Por outro lado, quando o dólar está em alta, ele afeta a inflação, uma vez que diversas commodities e produtos são importados. Um exemplo claro disso é o preço da gasolina, que no mercado internacional é cotado em dólares.
Contudo, atualmente, o mercado financeiro está muito acessível. Hoje, até para uma pessoa leiga no assunto, ela consegue adquirir um pouco de conhecimento de investimentos em sites especializados, em conteúdos nas redes sociais de qualidade, onde pode encontrar uma orientação mais séria.
Corretoras de valores
Já em relação às corretoras de valores, seja no Brasil ou no exterior, melhoraram seu atendimento. Prova disso é que abrir uma conta de investimentos e ter um suporte de qualidade para iniciar sua carteira de aplicação já não é algo tão complicado assim.
Na parte de transações, é possível fazer de modo rápido e até por pix, inclusive enviando para outro país, por meio de corretoras que oferecem estes serviços.
Patrimônio em dólar
Em suma, se você tem uma parte de seu patrimônio convertido em dólares, é possível ter acesso aos mais variados produtos. Isso inclui: ações dos EUA, Títulos do Tesouro Americano, ETFs, REITs (Fundos Imobiliários dos EUA), Fundos de Investimentos no Exterior, Criptomoedas e assim por diante.
Por fim, diante desse cenário que pode ser bastante animador, transformar em realidade uma carteira de investimentos mais diversificada ficou mais fácil ainda, o que significa não depender apenas do bom desempenho do mercado brasileiro.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/sorrir-mulher-asiatica-na-camisola-esta-cobrindo-em-dinheiro-de-metade-do-rosto-e-olhando-para-a-camera-sobre-fundo-cinza_7787812.htm#fromView=search&page=1&position=8&uuid=f520e41f-fd40-4966-9796-adac414b5c63