Muitas pessoas falam que o ideal é começar a poupar antes dos 30 anos ou assim que completou esta idade, pois quando mais cedo tiver este hábito, melhor e mais dinheiro terá em sua velhice.
Mas, e se a pessoa só conseguir começar a fazer esta poupança após os 40 anos de idade?
No artigo de hoje, vamos desvendar os mistérios desta prática de investimento para o futuro.
Poupar após os 40 anos – o que fazer
Atualmente, os brasileiros vivem muito mais do que décadas atrás. Hoje, a expectativa de vida é de 72,8 anos para os homens e 79,9 anos para as mulheres, conforme dados do IBGE. Apesar de ser apenas uma média, muitas pessoas podem até passar desta faixa-etária, pois com o avanço da medicina e tecnologia, a longevidade acaba acontecendo com maior frequência.
Portanto, ao fazer um cálculo da quantidade de anos que você terá na sua aposentadoria, o recomendado é que considere uma estimativa alta. Na prática, se partirmos do princípio que a pessoa chegue até os 100 anos de idade, mesmo que pareça exagero, é melhor sobrar dinheiro do que faltar, certo? Com isso, você poderá ter uma vida de regalias.
Vamos ao cálculo: se hoje a pessoa estiver com 40 anos de idade e viver até os 100, ela ainda tem pela frente mais 60 anos para aproveitar. A premissa de poupar por 30 anos deve ser aplicada neste caso e em três décadas a pessoa estará com 70 anos.
Além disso, ao considerar que aos 40 anos o indivíduo já possua uma um trabalho mais consolidado, recebendo seu melhor salário, chegamos à conclusão que ela também conseguirá poupar muito mais, supondo que soube fazer um planejamento financeiro e, consequentemente, a cuidar de seu dinheiro.
Não se desespere e vá no seu ritmo
Cada pessoa deve ir no seu ritmo rumo à sua independência financeira. Pode ser uma caminhada mais rápida ou lenta.
No entanto, não se deve pensar que estar com 40 ou 50 anos de idade hoje é sinônimo de estar velho demais para começar a poupar dinheiro, investindo ou cuidando de suas finanças. Ao contrário, você deve ter em mente que ainda poderá ter pela frente mais meio século de vida e cabe a você escolher forma de como quer viver este período: com ou sem regalias. Portanto, é fundamental criar uma consciência de que ainda tem muitos anos pela frente.
Vale aprender que no universo dos investimentos e finanças, jamais é tarde demais para iniciar, aperfeiçoar e melhorar os recursos que já possui. A intenção é que o dinheiro não se torne motivo de preocupação a mais em seu cotidiano para ter que lidar, e sim que ele se torne um grande aliado para que consiga ter uma velhice mais tranquila e realizar seus sonhos de juventude.
Fonte: UOL
*Ilustração: Divulgação