IA nas PMEs: Mais de 61% das empresas brasileiras já utilizam

IA nas PMEs

 IA nas PMEs: Mais de 61% das empresas brasileiras já utilizam

IA nas PMEs, segundo pesquisa da HostGator, 91,63% dos entrevistados confiam no potencial da ferramenta tecnológica para melhorar a eficiência operacional

Um recente estudo da HostGator revelou que a Inteligência Artificial (IA) já está inserida no cotidiano das pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil. A pesquisa, realizada em outubro de 2024 com 894 participantes, indicou que 61,41% dos empresários já utilizam essa tecnologia em suas operações. Já para 46% a IA integra as atividades de forma regular.

IA nas PMEs

Além disso, o levantamento revelou que 91,63% dos entrevistados confiam no potencial da IA nas PMEs para melhorar a eficiência operacional. Tal nível de confiança reflete a percepção dos empresários sobre o impacto positivo da tecnologia no dia a dia de suas empresas. Para a presidência da HostGator, mais da metade das PMEs usarem a IA significa um marco importante.

Áreas que utilizam a Inteligência Artificial

Entre as áreas que mais têm se beneficiado da IA, destacam-se:

  • o marketing digital, com a criação de conteúdo e a geração de imagens e vídeos personalizados;
  • o atendimento ao cliente, através de chatbots e assistentes virtuais;
  • as vendas, com automação e personalização de ofertas;
  • as finanças, através do planejamento financeiro e controle de custos;
  • e a gestão de pessoas, onde a tecnologia tem auxiliado no recrutamento e na análise de desempenho.

Projeção para o futuro

O estudo também indicou que 26,73% dos empresários planejam adotar a IA no futuro. E 11,86% afirmaram não ter interesse ou conhecimento suficiente sobre a tecnologia. Sendo assim, tais informações ressaltam um mercado em transição, no qual iniciativas voltadas à educação e à acessibilidade tecnológica podem desempenhar um papel crucial para elevar ainda mais a adesão a essas ferramentas.

Todavia, o levantamento também constatou que 68,34% das pessoas acreditam que a IA ajudará as pequenas e médias empresas (PMEs) a crescerem e se tornarem mais competitivas nos próximos cinco anos. Outros 19,50% avaliam que a ferramenta permitirá uma maior eficiência operacional, porém, sem grande impacto no crescimento dessas empresas. Para 6,76%, ainda é muito cedo para afirmar o impacto. Enquanto isso, 4,25% veem a IA como uma possível ameaça se não houver adaptação. Por fim, 1,16% consideram que não haverá mudanças significativas.

Desafios

Em contrapartida, as PMEs ainda enfrentam desafios no que tange a implementação da IA em suas operações. Entre as quais podemos citar o alto custo, sobretudo para microempresas por conta dos investimentos iniciais em tecnologia e infraestrutura. Além da falta de conhecimento sobre as aplicações práticas da ferramenta nos negócios. Somado a tudo isso também aparece a questão da qualificação profissional, uma vez que há uma escassez de profissionais capacitados que dificulta a implementação e o gerenciamento de soluções baseadas em IA.

Soluções em IA

Por fim, em vista da crescente adoção da Inteligência Artificial pelas PMEs, a própria HostGator tem investido em soluções que integram essa tecnologia para otimizar seus serviços e atender à demanda por ferramentas inteligentes. É o caso do recém-lançado Titan Ultra, serviço de e-mail profissional, que usa IA para automatizar a redação de e-mails. A provedora também incrementou recursos da tecnologia para criação de sites WordPress, incluindo um onboarding guiado com sugestões inteligentes e um gerador de conteúdo baseado em IA.

Fonte: Foto de patcharaporn1984 na Freepik