Medidas caseiras para SII inclui dieta com baixo teor de Fodmap, que é uma forma de cortar e substituir alimentos que causam inchaço
A síndrome do intestino irritável (SII) é um grupo de sintomas do intestino, como inchaço, dor abdominal, constipação, diarreia e cólicas. De acordo com o médico-cirurgião Gustavo Menelau, não há cura e o tratamento consiste em gerenciar os sintomas. No entanto, o plano de tratamento pode ser diferente para cada pessoa e também pode incluir medicamentos. Já o médico também pode incluir terapias naturais em casa, como óleo de hortelã-pimenta, ou mudanças no estilo de vida, como um aumento na ingestão de fibras solúveis.
Medidas caseiras para SII
Porém, há diversas medidas caseiras para SII que podem ajudar a controlar os sintomas. Contudo, é importante consultar um profissional de saúde antes de tentar qualquer medicação caseira. Juntos poderão determinar o melhor plano de tratamento para você.
1 – Coma mais fibra solúvel
Aumentar a ingestão de fibra solúvel pode melhorar alguns sintomas da SII, como diarreia. Isso porque a fibra puxa a água e se torna gelatinosa no intestino, o que pode ajudar na digestão lenta. Essas fibras podem ser encontradas em:
- Farelo de aveia;
- Cevada;
- Nozes;
- Sementes;
- Feijões;
- Lentilhas;
- Ervilhas;
- Algumas frutas e legumes.
Esse tipo de fibra pode adicionar volume às fezes e facilitar a passagem dos alimentos pelos intestinos. Embora pareça lógico que a fibra insolúvel possa ajudar com o sintoma de prisão de ventre, a evidência é muito fraca para afirmar isso com certeza.
2 – Dieta com baixo teor de Fodmap
Para melhorar os sintomas da SII, um profissional de saúde pode sugerir seguir uma dieta chamada dieta com baixo teor de Fodmap. Pessoas com SII podem ter sintomas quando comem alimentos ricos em Fodmaps – sigla em inglês para “oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e poliois fermentáveis”. Estes são carboidratos encontrados em alguns alimentos que não são bem absorvidos no intestino delgado e fermentam no cólon. Isso aumenta a quantidade de líquido e gás no intestino, o que pode causar inchaço e dor abdominal.
Exemplos de alimentos ricos em Fodmap incluem frutas em conserva ou ricas em frutose, como manga e melancia, laticínios, leguminosas como feijão, ervilha e lentilha, produtos de trigo e centeio, mel e alimentos com xarope de milho. Sendo assim, uma dieta com baixo teor de Fodmap é um modo de eliminação na qual todos os alimentos com alto teor de Fodmap são cortados e substituídos pelos com baixo teor de Fodmap. Os alimentos eliminados são adicionados gradualmente de volta para ver se desencadeiam sintomas. Uma dieta personalizada pode ser feita com base em quais alimentos ricos em Fodmap podem estar causando sintomas.
Se um nutricionista com experiência em distúrbios gastrointestinais não estiver disponível ou for acessível para você, peça ao profissional de saúde que está ajudando a controlar seus sintomas para fornecer orientações detalhadas sobre como experimentar a dieta com segurança.
3 – Óleo de hortelã-pimenta
Alguns estudos sugerem que o óleo de hortelã-pimenta pode ser eficaz na redução dos sintomas da SII, como gases, inchaço e dor abdominal. Ele contém um composto chamado L-mentol que ajuda a acalmar os músculos do trato gastrointestinal, o que pode ser o motivo de seu benefício. No entanto, essas melhoras são provavelmente mínimas. O efeito também só foi demonstrado a curto prazo. O suplemento de óleo de hortelã-pimenta deve vir em cápsulas com revestimento entérico, que evita que o suplemento se dissolva no estômago. Com isso, a cápsula pode viajar intacta para o intestino, onde pode ser liberada e ser mais eficaz contra os sintomas da SII.
4 – Terapia
Acredita-se que haja uma conexão entre o cérebro e o intestino na SII. Isso significa que fatores como se preocupar com os sintomas da síndrome podem realmente piorá-los. As terapias podem ser benéficas para lidar com a ansiedade associada à SII e, por sua vez, seus sintomas. Possíveis terapias direcionadas a essa conexão cérebro-intestino incluem:
Terapia cognitivo-comportamental (TCC): pode envolver diferentes tipos de terapias e estratégias comportamentais que se concentram no gerenciamento do estresse ou da ansiedade;
Hipnoterapia dirigida ao intestino: pesquisas sugerem que a hipnoterapia pode fornecer melhorias a longo prazo nos sintomas da SII, bem como uma melhora na depressão e na ansiedade (duas condições que muitas pessoas com SII têm);
Psicoterapia dinâmica: modo de terapia de conversação que pode envolver uma discussão profunda sobre as ligações entre os sintomas da SII e suas emoções.
5 – Reduza o estresse e comece uma acupuntura
O estresse piora os sintomas da SII. Há várias formas de manejá-lo, como, por exemplo, praticar atividade física regularmente, que comprovadamente ajudam a reduzir o problema. A pesquisa também sugere que o exercício pode ajudar a aliviar a constipação e melhorar a função intestinal, o que pode ajudar a controlar os sintomas da SII. Outras práticas como respiração profunda, meditação e yoga também podem ser utilizadas como métodos de redução do estresse. Por fim, você introduzir ainda sessões de acupuntura para aliviar sintomas de náusea, inchaço e dor abdominal, além da diarreia, quando combinada com fitoterapia. Mas sempre consulte um profissional de saúde antes de consumir qualquer suplemento.
*Foto: Reprodução