Música para Todos no Macapá promove ambiente escolar seguro e saudável com condições pacíficas para o desenvolvimento da educação
O projeto “Música para Todos: uma forma de tocar a vida” é uma iniciativa do o Plano de Governo da atual gestão, destinado a alunos e professores. No caso, as redes de ensino contempladas foram a Estadual Josefa Jucileide Amoras Colares, no bairro Nova Esperança, e a escola Lauro de Carvalho Chaves, no bairro do Muca. Além disso, a iniciativa prioriza a prevenção da criminalidade por meio de projetos sociais, promovendo um ambiente escolar seguro e saudável para o desenvolvimento da educação.
Projeto Música para Todos no Macapá
O projeto Música para Todos no Macapá, que irá funcionar na Josefa Jucileide ensina iniciação e produção musical para crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos e integra o programa “Segurança nas Escolas”, coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Por meio desses programas, os alunos têm acesso a aulas de violão, guitarra e teclado, e também são ensinados a realizar a manutenção dos instrumentos.
De acordo com a diretora da escola Profª Josefa Jucicleide Amoras Colares, Florisbela Barros, esta será uma oportunidade para os estudantes adentrarem no universo musical. Contudo, o maior objetivo deste programa é que eles consigam desenvolver uma apitidão que talvez ainda não tenham percebido. Com isso, no futuro, poderão formar músicos que sejam reconhecidos dentro da sociedade e que ocupem espaços de destaque, reforça a diretora.
Jovens em vulnerabilidade social
O projeto também visa ampliar as aulas para jovens em vulnerabilidade social do Conjunto Macapaba I e II, na zona norte de Macapá, e amplificar a produção do conteúdo musical para redes sociais audiovisuais como Tik Tok, Youtube e Kwai.
Neste caso, o gerente de planejamento e capacitação da Coordenadoria de Segurança Comunitária da Sejusp, Bernardo Craveiro afirmou:
“O projeto social Música para Todos ainda está em desenvolvimento, onde vamos começar esse trabalho que tem o propósito não só de ensinar música, mas também promover essa esperança nos alunos participantes. A gente acredita que vamos colher bons frutos no futuro.”
O que pensam os pais dos alunos
Para Adalmira Silva, mãe do aluno da Escola Estadual Josefa Jucileide Amora Colares, Vinicius Caldas, o projeto fez com que o filho finalmente pudesse dar os primeiros passos na música de um modo mais profissional. E relembra que desde pesqueno ele já dava indícios. Prova disso é que o jovem construiu uma bateria de madeira com tampa de panela..
“É muito gratificante participar desse projeto juntamente com meu filho, que é autista, e sempre teve vontade de tocar instrumentos. Com essa oportunidade, as aulas sendo na escola dele e perto de casa, é maravilhoso”, celebra Adalmira.
Outros projetos pelo país
Vale destacar que o Brasil conta com diversos projetos musicais. E um deles, fica do outro lado do país, em Joinville. Trata-se da Orquestra Jovem do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira. Para Ernesto Heinzelmann, que está à frente do Conselho de Administração do Musicarium, a música é como um alicerce para a transformação nas vidas desses jovens.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/homem-gravando-musica-ligado-tambor-jogo-em-estudio_5212921.htm#fromView=search&page=1&position=13&uuid=0f167528-430c-4311-8872-0cecc568c742