Netflix, Tencent Holdings e Tinder ocuparam as três primeiras posições do ranking App Annie 2019 de horas passadas em aplicativos que não são games. Isso resulta na importância dos serviços por assinatura que geram receita.
Aplicativos no ranking App Annie 2019
Apesar da Netflix estar bem posicionada, os games ainda que promovem compra de moeda virtual e atualizações (microtransações) ainda permanecem na liderança geral, e as assinaturas de vídeo dominaram o resto deste nicho.
Antes do avanço dos serviços Disney+ e Apple TV+, os apps iQiyi (da Baidu), YouTube (do Google) e Youku (da Alibaba Group Holding) ficaram entre os 10 maiores pelo critério de receita. Isso tudo medido de janeiro a novembro deste ano, pela App Annie.
Como destaque, a liderança do Tinder não surpreende, segundo a empresa, pois os apps de namoro “desbloquearam a chave da monetização por meio de assinaturas”. A receita anual somada da categoria aumentou 920% entre 2014 e 2019, superando US$ 2,2 bilhões no ano em curso.
Já o Facebook liderou historicamente em termos de downloads totais de aplicativos: Facebook Messenger, Facebook e WhatsApp foram os sistemas mais baixados pelo sexto ano seguido. Além disso, a empresa lançou seu próprio serviço de namoro em setembro.
A App Annie estima que até o fim deste ano os consumidores terão baixado 120 bilhões de novos aplicativos via iOS App Store (Apple) e na Play Store (Google), sem contar atualizações, reinstalações ou instalações em dispositivos Android por meios não oficiais. O resultado é um crescimento de 5% comparado a 2018 e a empresa ainda prevê outro recorde em 2020. O cálculo é baseado em 15% ao ano, sendo cerca de US$ 90 bilhões neste ano, conferindo outra máxima.
Tencent
Entre os games, o Free Fire (da Sea), obteve o maior número global de downloads, seguido pelo PUBG Mobile (da Tencent). O jogo Call of Duty: Mobile (também da Tencent) ocupou a lista dos 10 mais baixados no ano, apesar de seu lançamento em outubro. O Fate/Grand Order (da Sony) foi o game e aplicativo mais lucrativo do ano, seguido por Honour of Kings (da Tencent) e pelo Candy Crush Saga (da Activision Blizzard, que é máquina de fazer dinheiro há tempos). Todos eles são gratuitos, porém, geram enorme receita com pequenas compras de vantagens e atualizações.
Em relação a outros segmentos, os sucessos de 2019 listados pela App Annie merece destaque o Likee (da YY), um app para compartilhar vídeos curtos como o TikTok, como o de maior crescimento em downloads ao longo do ano.
Dois outros aplicativos da mesma companhia ficaram entre os quatro primeiros: Noizz, para edição de vídeos, e Hago, sistema para jogar em rede que é muito popular entre jovens na Indonésia, segundo a pesquisa.
Para 2020, a App Annie almeja uma ativação de cada uma das tendências atuais e elevação da importância e receita gerada por aplicativos centrados em vídeo e serviços por assinatura.
Fonte: Revista Exame
*Foto: Divulgação