O que é live commerce e como influencia as vendas no Brasil

o que é live commerce e como influencia as vendas no brasil

Veja as vantagens do live commerce para o e-commerce brasileiro

Durante a pandemia de covid-19, em 2020, o setor de e-commerce registrou um expressivo crescimento. Tal elevação das vendas online se manteve após o período mais crítico, em janeiro deste ano, com estimativa de 30%, na ocasião. Isso tudo aconteceu graças a novas formas de reinventar as compras que estão ocorrendo no mercado brasileiro.

Live commerce

Uma destas formas se tornou recorrente no exterior e chegou em fevereiro por aqui. Chamado de live commerce, o conceito parte do princípio da venda de produtos ao vivo. Porém, de modo digital, tem ganhado destaque ao longo dos últimos anos, especialmente na China.

A estratégia de venda deve aparecer como tendência para o Brasil neste ano. Isso porque o interesse pelo assunto teve crescimento de 36,99% nos últimos três anos. Os dados são do índice de buscas no Google Trends.

Mas como esta tendência funcionará por aqui?

Entretanto uma pergunta fica no ar: como o live commerve pode impulsionar as vendas onlive no Brasil?

O live commerce consiste em vender produtos por meio de transmissões ao vivo. Além disso, a venda se concretiza também durante a transmissão ao vivo.

Além disso, um dos diferenciais a favor desta prática é que, além de apresentar a mercadoria de um modo diferente do e-commerce tradicional, a venda se torna mais humanizada e a forma de pagamento já fica diretamente integrada à live.

Para Lyana Bittencurt, CEO do Grupo Bittencourt:

O diferencial, além de apresentar a mercadoria de uma maneira diferente do e-commerce tradicional, é que a venda se torna mais humanizada e a forma de pagamento já fica diretamente integrada à live.

“Em um cenário em que as lojas ficaram fechadas e agora com um consumidor mais reticente de circular, o formato foi a solução para muitas empresas manterem o relacionamento mais próximo com seus consumidores.”

As mídias digitais mais próximas do consumidor

A experiência do live commerce torna a venda mais humanizada, consequentemente aproxima mais o consumidor. Assim como se ele tivesse a sensação de estar comprando em uma loja física. Em 2020, a tendência gerou um alto faturamento mundial: foram US$ 170 bilhões, segundo projeção da iResearch.

Importante canal de venda na pandemia

Lyana ressalta ainda que as live commerce se tornaram um importante canal de venda na pandemia:

“É um formato mais eficiente do que o e-commerce tradicional porque o público tem a real sensação de entrega de conteúdo, que é criado por especialistas ou por influencers, e esse conteúdo é interessante e ‘comprável’ ao mesmo tempo.”

Além disso, esta tendência não deve ser passageira. É o que afirma o fundador da startup brasileira Stream Shop:

“É uma ferramenta de produtividade não só durante a pandemia, mas para os negócios a longo prazo. Assim como as pessoas descobriram com o ‘boom’ das reuniões online que não precisam se deslocar sempre, as vendas via streaming seguirão o mesmo caminho de otimização de tempo e investimento das marcas em novas ferramentas de negócio. O Brasil tem um mercado bastante incipiente, mas com muito potencial a ser aproveitado.”

Experiência de confiança gerada pela live commerce

A live commerce gera uma experiência mais interativa e ágil entre influenciadores/comerciantes com o consumidor, explica Lyana.

“As marcas ganham autenticidade no relacionamento com o consumidor, criação de vínculo em tempo real e a prontidão do consumidor em comprar, ali mesmo durante a transmissão. A relação não ‘esfria’.”

Procura pelo produto

Outro ponto a favor é que quando a pessoa busca um produto na internet, para poder avaliar a mercadora, com a live ela já prova que o produto que quer comprar realmente funciona, tem bom custo-benefício. Com isso, deixa de procurar reviews espalhados em fóruns ou sites e os observa direto na live.

O cliente também costuma se atentar a vídeos de influenciadores, gerando confiança ao produto. A empresa pode escolher um influenciador a partir do conhecimento de seu público-alvo. Isso dá credibilidade à live commerce.

O consumidor não tem a sensação de estar assistindo a uma publicidade por obrigação.

Varejo físico + o e-commerce

Por fim, a união entre o varejo físico e o e-commerce pode garantir o sucesso de uma live. Isso porque o espaço da loja física pode ser usado como cenário para a transmissão ao vivo. Ou seja, o local ideal para mostrar e estar os produtos, assim como para exibir os serviços.

Lyana finaliza:

 “Os funcionários podem transmitir ao vivo da loja, que acaba funcionando como um showroom. Então, eles podem pedir para ver detalhes de algum produto, escolher o que querem que seja apresentado e construir a conversa a partir disso. Embora o e-commerce ofereça comodidade para os compradores, muitos ainda preferem a interação humana e a especificidade fornecidas com as compras na loja e o live commerce entrega isso.”

*Foto: Divulgação