Buscar capital para o seu negócio exige investimentos para crescer em produtos, processos ou pessoas
Quando uma pessoa começa um negócio sem estrutura, partindo do princípio que passa a fazer aquilo que sabe, seja para sair de dívidas, pagar pequenas contas ou simplesmente ter uma segunda fonte de renda. Porém, como buscar capital para o seu negócio?
Como buscar capital para o seu negócio
Em primeiro lugar, qualquer crescimento de negócio para um PME exige investimentos em produto, processo ou pessoas. Além disso, é muito comum. A seguir, você conhecerá alguns caminhos para quem busca capitar para o seu negócio.
1 – Reservas pessoais
No caso do negócio estar rendendo frutos e gerar reservas financeiras, você pode optar por renunciar ao seu salário por um tempo determinado e utilizar este dinheiro para investir no negócio.
2 – Família e amigos
Identifique se em seu círculo pessoal é possível acionar alguém e pedir um investimento. Geralmente, este dinheiro é considerado mais “paciente”. Ou seja, você pode conseguir um tempo e sem ter a taxa de juro, de repente, se entrar num acordo com seu amigo.
3 – Prêmios e auxílios financeiros
Há muitos programas de aceleração, que apostam em negócios. Sendo assim, você pode buscar redes de apoio ao empreendedor e participar desses programas e recursos.
4 – Crédito pessoal e empréstimos
Nem todo mundo que começa um negócio possui conta e histórico em banco. Portanto, não consegue ser aprovado em linhas de crédito para pessoas jurídicas. Se for este seu caso, estude a possibilidade de tomar crédito como pessoa jurídica. Mas compare as taxas de juro entre os bancos, e faça uma avaliação financeira do seu negócio para entender se precisará rever o preço, além de volume de vendas e em quanto tempo quitará sua dívida.
5 – Programas governamentais
Um exemplo disso é o Pronampe, programa estebelcido de forma fixa para dar empréstimos a juros mais baixos e prazos mais extensos para micro e pequenas empresas. Se mantenha atualizada para atender as melhores opções na sua jornada em busca de capital.
6 – Universidades e órgãos de fomento
Você pode procurar nas universidades de sua cidade se há fundações, programas e órgãos de apoio ao empreendedor. No estado de São Paulo, por exemplo, a Fapesp é a agência de apoio à pesquisa científica e tecnológica que por meio do Pipe faz financiamentos para micro, pequenas e médias empresas. e o melhor: nem todo mundo conhece ainda, então a chance de conseguir algo é maior.
7 – Investidores-anjo
Se o seu negócio é uma startup, este caminho pode ser o melhor. Procure um grupo de investidores-anjo, como o Anjos do Brasil, e apresente seu negócio. Estes grupos são formados por pessoas físicas, geralmente por executivos que buscam negócios com alta escala e grau de inovação para investirem e aportar conhecimento. Por outro lado, estes investidores-anjo negociarão para ser sócios do seu negócio.
Por fim, avalie o tamanho do capital que necessita. Isso inclui o tipo de seu negócio e os prós e contras de cada caminho. Além disso, converse com outros empreendedores e peça opiniões, e sucesso.
*Foto: Unsplash