Pequenas companhias do Brasil entra para o âmbito da economia global, saiba o porquê
Na última segunda-feira, 27 de junho, foi comemorado o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas. A data celebra os pequenos negócios e a importância das empresas de pequeno porte para a economia global. No Brasil, de acordo com o Ministério da Economia, juntas, as micro e pequenas empresas no país representam 99% dos negócios brasileiros, além de deter 30% do PIB.
Pequenas companhias do Brasil
Além disso, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017, a data se funde a outras celebrações no calendário com o objetivo de lembrar a relevância do setor PME no Brasil. Neste caso, o Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas é celebrado em 5 de outubro.
3 curiosidades sobre o cenário das pequenas companhias do Brasil
A revista EXME separou essas três curiosidades para destacar as companhias que também são responsáveis por movimentar a economia do país. Confira abaixo.
1 – Geração de empregos
As micro e pequenas empresas (MPMEs) são responsáveis por grande parte dos empregos formais gerados no país. No primeiro quadrimestre do ano, sete em cada dez vagas foram criadas por elas. Isso equivale a quase 76% do total, conforme um levantamento do Sebrae. Ele foi feito com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Sendo assim, é possível constatar que apenas em abril, os negócios de menor porte foram responsáveis pela abertura de 84% das vagas formais, num total de 166.800 vagas.
2 – Sucesso no e-commerce
O ambiente online que chegou na pandemia trouxe boa parte das pequenas e médias empresas. Como resultado, segundo uma pesquisa da startup Nuvemshop — que ajuda lojistas a migrarem para o digital — essas empresas tiveram um desempenho histórico no e-commerce em 2021. Isso porque movimentaram em torno de R$ 2,3 bilhões em vendas digitais no último ano, uma alta de 77% em comparação ao volume de 2020. Já o número de produtos comercializados por PMEs cresceu 59%, para 44,5 milhões de itens no último ano.
3 – Quem comanda as micro e pequenas empresas no Brasil?
Hoje, o Brasil possui 43 milhões de empreendedores. Além disso, o Sebrae afirma que o perfil desses pequenos executivos é, em sua maioria, de líderes de empresas estabelecidas com mais de 3,5 anos de existência. Esses empreendedores experientes são 9,9% de toda a população brasileira, num total de 14 milhões de pessoas.
*Foto: Reprodução