Planejador financeiro: Cresce número de profissionais em 8,7%

Planejador financeiro: Cresce número de profissionais em 8,7%

Planejador financeiro é uma profissão que está em alta no Brasil, que já é o quinto país com maior número de planejadores no mundo

A profissão de planejador financeiro cresce cada vez mais. Prova disso é que em 2023, o Brasil chegou à marca de 9.379 planejadores financeiros. É o que revela dados do Financial Planning Standards Board (FPSB).

Planejador financeiro

A profissão de planejador financeiro registra um crescimento de 8,7% e coloca o Brasil como o quarto país que mais ampliou sua base de profissionais certificados com CFP® (Certified Financial Planner).

Além disso, o resultado faz do Brasil o quinto país com mais profissionais certificados. Atualmente, no mundo, são 223.770 planejadores CFP.

Maior conscientização

De acordo com o planejador e CEO da plataforma SuperRico, Carlos Castro, o aumento dessa profissão se baseia numa maior conscientização das pessoas acerca do letramento e da importância de manterem as finanças pessoais em dia.

O especialista disse ainda que, hoje, as pessoas percebem com maior facilidade que é preciso ter controle sobre seus ganhos, o que gera maior segurança e qualidade de vida. Por sua vez, a complexidade do mercado financeiro também tem contribuído, o que faz crescer a clientela dos planejadores, para que os usuários saibam tomar decisões mais assertivas.

Perfil dos planejadores

A maioria dos planejadores financeiros com certificado CFP® (48%) possui entre 30 e 39 anos; na sequência aparecem as pessoas de 40 a 49 anos (32%). Tal perfil tem mudado gradualmente. Isso porque a faixa etária mais jovem tem interesse neste segmento de mercado, o que revela uma tendência de migração de carreira tanto para indivíduos mais experientes quanto para quem já está se aposentando.

Todavia, a profissão de planejador gera mais autonomia, flexibilidade e potencial de ganhos expressivos. Portanto, migrar para uma carreira que auxilia pessoas a atingirem seus objetivos financeiros pode ser atrativo, sobretudo quando oferece liberdade para definir horários e escolher clientes, pontua o CEO.

Formação e capacitação

É preciso ficar claro que não é um requisito a pessoa ter profundo conhecimento em finanças para ingressar nesta carreira. Entretanto, é fundamental estar disposto a aprender e se capacitar continuamente.  Já o caminho para se tornar um planejador inclui formação profissional através de cursos disponíveis no mercado e certificações reconhecidas, como o CFP®, além de se especializar em finanças, investimentos, seguros, entre outros temas relacionados.

Qual é a função dos planejadores financeiros?

Por fim, o planejador tem a função de entender a vida financeira do cliente e o ajudar a traçar objetivos, sugerindo as estratégias mais seguras para alcançá-los. Ou seja, investir pode ser uma estratégia ou não.

Todavia, nem todo planejador financeiro pode propor que seus clientes invistam. De acordo com a regulação da CVM, este profissional não pode recomendar investimentos. Ele deve estar credenciado como consultor junto ao órgão para isso ocorra.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-de-tiro-medio-segurando-o-grafico_22201901.htm#fromView=search&page=1&position=0&uuid=ce8408e7-6ab1-4886-a57b-6c99da59d96d