Proteção financeira pode ajudar a garantir estabilidade econômica
Em primeiro lugar, quem pensa que fazer uma planilha de gastos regularmente contemplando apenas receitas e despesas e achar que é o suficiente, está enganado. Isso porque há outros fatores tão importantes quanto para que haja estabilidade econômica de longo prazo de uma família. Além disso, é vital também prever imprevistos, como uma doença, um pequeno acidente. Somente nestas situações é que enxergamos a importância de faltar uma renda.
Proteção financeira – como agir
A proteção financeira por meio de seguros é uma solução para imprevistos que podem surgir a qualquer momento. Portanto, não pense que pagar um seguro é algo inútil. Ao contrário, ele pode oferecer cobertura diante de incidentes que podem ter efeitos devastadores sobre as finanças pessoais.
Exemplos
Um exemplo claro é que uma pessoa que ganha bem, em torno de R$ 30 mil por mês líquidos, porém, com gastos praticamente equivalentes em razão das responsabilidades familiares e pessoais. Sendo assim, a economia desta pessoa em decorrência de um potencial incidente que o impeça de trabalhar, seria severamente impactada. Ou seja, colocaria em risco o bem-estar de sua família.
Riscos cobertos por seguros não são apenas acidentes
Em caso da pessoa optar contratar um seguro, ela também estaria mais protegida do ponto de vista do planejamento patrimonial e de continuidade financeira para seus entes queridos. Em suma, este serviço cobriria as despesas com a criança até ela completar 24 anos, garantindo a educação e o sustento independentemente dos rendimentos de sua esposa.
Calcular o custo-benefício do seguro
No caso deste exemplo, o custo de não ter um seguro pode ultrapassar em muito o prêmio pago mensalmente. Deixar de investir uma pequena quantia mensal poderia resultar em uma perda substancial para toda a família, algo que poderia ser evitado com um planejamento adequado.
Valor gasto agora, mas pensando no futuro
A verdadeira função do seguro é fornecer tranquilidade e proteção financeira contra imprevistos que podem comprometer não apenas o presente, mas também o futuro de uma família. Por isso, não pense que está tendo um gasto desnecessário agora, e sim que é um investimento para qualquer eventualidade que possa ocorrer.
Por outro lado, é de extrema importância analisar meticulosamente as coberturas necessárias baseadas no estilo de vida e obrigações familiares. por fim, considere seguros adicionais para proteção contra doenças graves, invalidez ou mesmo para planejamento sucessório.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/silhueta-de-familia-feliz-na-sunset_8380524.htm#fromView=search&page=1&position=4&uuid=987aaead-c7cf-4c05-a479-49e31b94d9cc