Ricardo Knoepfelmacher, ou mais conhecido como Ricardo K, foi um dos palestrantes mais esperados do CFO Week, evento promovido pelo Experience Club nos dias 17 e 18 de maio. Com o tema “Turned Around”, a edição 2018 trouxe CFOs e diretores financeiros de grandes empresas para debater o cenário econômico atual.
Em sua palestra, o CEO da RK Partners, Ricardo K, falou sobre a recuperação das empresas após a operação Lava Jato. Para ele, não existe empresa que não tenha salvação, mas é importante que os empresários tenham humildade para começar a aplicação de mudanças drásticas e rápidas.
O consultor acumula em seu portfólio 96 casos de recuperação de empresas, entre elas a Bombril e a PDG Incorporadora, que solicitaram uma consultoria diante de problemas de gestão e dívidas. Ricardo K também esteve à frente de grandes empresas envolvidas nas investigações da operação Lava Jato.
Segundo declaração dada ao portal do Experience Club, Ricardo K afirma que o Brasil caminha para uma cultura anticorrupção e empresas que não seguirem o mesmo caminho, podem não sobreviver.
Economista acredita que toda empresa tem salvação
Para ele toda empresa pode ser recuperada, porém, o grande problema está na alavancagem, ou seja, no grau de risco no qual as empresas se submetem. Segundo o economista Ricardo K, as companhias brasileiras possuem uma expectativa de negócio fora da sua realidade de mercado.
A alavancagem excessiva exige um trabalho de ajuste das finanças da empresa e esse grito de socorro começa com o CFO da companhia. As grandes empresas que passaram por recuperação durante a Lava Jato, abrem espaço para um novo público, o das médias empresas.
Parte importante em um dos maiores processos de reformulação de companhias do Brasil, Ricardo K aposta agora no desenvolvimento de médias empresas. Para isso, a RK Partners vem investindo para ajudar essas companhias a se reerguerem, prevendo a sua atuação positiva na economia nacional.
Ainda durante a sua passagem pelo CFO Week, Ricardo K se declarou otimista em relação aos empreendedores brasileiros. Ele alerta que o Brasil está em transição, hoje, as regras de compliance são uma necessidade competitiva e quem continuar vivendo no Brasil arcaico das propinas, pode acabar fechando as portas.
Conheça o trabalho de Ricardo K
Para evitar a tão temida declaração de falência existe a recuperação empresarial, que pode acontecer em duas modalidades previstas pela lei: judicial e extrajudicial. No primeiro caso, a iniciativa tem a atuação conhecida do Poder Judiciário e a decisão pode partir do próprio Estado, já na segunda modalidade, a determinação é da própria companhia, o que torna o processo menos burocrático.À frente da recuperadora RK Partners, o empresário e consultor Ricardo K, surge para reestruturar e fazer a gestão de recursos de companhias que perderam a sua saúde financeira e evitar que elas saiam do mercado. Entre os diferenciais da empresa estão: envolvimento ativo na rotina do cliente, soluções criativas, valorização de pessoas, rigor analítico, diálogo franco com todos os envolvidos no projeto e alinhamento dos objetivos.
O seu portfólio de sucesso e perfil negociador fazem com que Ricardo K seja sinônimo de renovação. Resultado da experiência de seus sócios, a RK Partners conta com funcionários que apresentam vasta experiência em projetos de reestruturação financeira e operacional em diversos setores.
A recuperadora já esteve à frente de grandes empresas, como as de Eike Batista e no caso Paranapanema, onde ela foi contratada para reestruturar as dívidas da companhia. Esses e tantos outros exemplos fazem parte da história de Ricardo K, que vem sendo uma grande aposta para alavancar a economia brasileira.