Com o método Smart, mesmo com o mês de janeiro chegando ao fim ainda dá tempo de planejar sua metas para 2021
O mês de janeiro está quase no fim. Mas isso não significa que você não possa planejar mais suas metas para 2021. No entanto, existe um procedimento mais eficaz de atingir resultados. Ele se chama método Smart e este artigo vai dar exemplos de como colocá-lo em prática. E fortalecer ainda mais suas finanças pessoais atingir tais objetivos.
Método Smart – significado
O método Smart possui este nome em razão de suas iniciais, em inglês, das palavras: Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Timed.
Sobre isso, o canal Econoweek criou um vídeo em seu canal no Youtube com exemplos detalhados de como colocar sete metas para funcionar em 2021.
O canal deixa claro que são métodos simples. Ao todo são cinco. Mas voltando ao significado das iniciais:
Specific – seja específico
O “S” de Specific do método Smart diz respeito a você traçar metas, que devem ser muito específicas. Ou seja, evite traçar uma meta genérica, como: “quero viajar mais”, “quero juntar mais dinheiro”. Em vez disso, nestes dois casos, detalhe quantas viagens você deseja realizar em 2021, para quais lugares e em quais datas. E, consequentemente, quanto dinheiro precisará investir na concretização desta meta, e onde pretende se hospedar. E também vale determinar se deseja ver alguma atração típica do local, etc.
Investimentos mensais do método Smart
O “M” do método Smart indica que todas suas metas devem ser mensuráveis (measurable) ao longo do tempo. Ou seja, é preciso colocar valores reais. Sem isso, fica difícil mensurar o quanto será necessário para investir.
Um exemplo prático é: você quer juntar R$ 1.500 até dezembro. No entanto, para você atingir este feito é necessário você verificar se está conseguindo guardar R$ 125 por mês.
Trace metas atingíveis
Em suma, aqui significa realizar metas possíveis de acordo com a sua realidade de vida. Na prática, é você não almejar algo que jamais realizaria como comprar um carro que custa muitas cifras só porque você gostaria de ter.
Portanto, traçar metas que com o decorrer do tempo possam ser atingidas faz com que você se empenhe “neste sonho”.
Neste caso, o “A” de Smart significa exatamente que as metas devem ser alcançáveis. Uma dica é não querer atingir diversas metas, pois isso pode gerar uma frustração. Mas também não escolha metas que não o desafie.
Metas com significados
Aqui o “R” do método Smart indica que todas suas metas devem ser relevantes (Relevant) para seu contexto. Ou seja, ter um propósito. Por que quero atingir esta meta?
Não adianta querer conhecer um país que é muito frio, se você odeia passar frio, mas quer ir só pra impressionar as pessoas. Mas a verdade é que você não se identifica com a cultura deste local e muito menos com seu clima.
Portanto, pense quantas vezes forem necessárias sobre o que realmente te preenche, te faz sorrir e traz um propósito de fato. A partir daí, você conseguirá traçar melhor suas metas e correr atrás “a qualquer custo”.
Não perca tempo
Por fim, a letra “T” do Smart quer dizer “timed”. Portanto, suas metas devem ter prazo final para serem atingidas. Não postergue a data estabelecida, não faça sabotagem com você mesmo. Execute o que planejou e atinja sua meta.
*Foto: Divulgação