Recentemente, um novo estudo da consultoria global Bain & Company avaliou os impactos que sistema Android causa no Brasil.
Estudo do sistema Android no Brasil
Por meio da pesquisa foi revelado que o sistema Android gerou mais de 630 mil empregos diretos em todo o país. Sendo assim, este ecossistema representa uma boa parte da indústria de tecnologia e telecomunicações brasileira.
No começo da década, um índice de 41% das pessoas acima dos 16 anos de idade já utilizava a internet. Atualmente, esta porcentagem cresceu em mais de 70%.
Em relação aos brasileiros que utilizam a internet, mais de 90% usa o sistema Android, pertencente ao Google.
Motivos
O estudo mostra também que a preferência por este sistema está atrelada ao seu custo-benefício.
Em suma, os valores desta ferramenta, geralmente, são mais em conta do que de smartphones da Apple, em que rodam o sistema iOS. Portanto, os celulares com o dispositivo do Google são mais procurados pelos brasileiros. Prova disso é que nos últimos cinco anos, mais de 24 milhões de brasileiros compraram um celular Android.
Impacto econômico no mercado
Além disso, o estudo mostra ainda que o sistema Android é responsável por um grande impacto econômico no mercado.
Só no ano passado, por meio de uma somatória das receitas de empresas ligadas ao sistema totalizou R$ 136 bilhões. Isso representa 2% do PIB brasileiro. Já os segmentos destas companhias compreendem serviços como aplicativos de entrega e esporte.
Desenvolvedores
Em consequência deste alto crescimento resultou em mais de 75% dos desenvolvedores de aplicativos que passaram a trabalhar neste setor da economia.
Contudo, 83% dos desenvolvedores brasileiros acreditam em uma parceria entre os programadores e o sistema Android. Isso resulta em uma ferramenta muito mais atrativa, principalmente para os iniciantes.
Negócios
Além disso, em relação ao futuro dos dispositivos móveis, os pesquisadores destacam que cada vez mais companhias utilizam o sistema Android para desenvolver negócios.
Isso acontece porque o baixo custo operacional do 5G, que deve chegar por aqui no fim de 2021, também deverá colaborar para i crescimento do uso dos sistemas para desenvolvimento de produtos.
*Foto: Reprodução