Subestações compactas da TSEA tiveram o maior contrato já firmado junto à concessionária, e que envolverá seis unidades de negócio da empresa
A TSEA Energia fechou um contrato para fornecimento de subestações Compactas Integradas (SECIs) para a Cemig Distribuição. O contrato de R$ 408 milhões é o maior já firmado junto à concessionária e representa um marco para a empresa no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos. Isso porque envolverá diversas unidades de negócios, como Transformadores de Potência, Módulo de Manobra Isolado a Gás, Cubículos de MT, SPCS, Telecom, Integração e Serviços.
Vale lembrar que desde o fim de 2022, a Cemig vem numa constante em termos de novas aquisições e parcerias, além de vendas. Sobre este último quesito, em novembro passado, ela vendeu toda sua participação na Renova Energia para a Angra Partners Energias Renováveis Fundo de Investimento, do CEO Alberto Guth. E também negociou sua cessão de forma onerosa da totalidade de seus créditos detidos em face da Renova Comercializadora pelo valor de R$ 60 milhões.
Subestações compactas da TSEA
Segundo o Diretor de Novos Negócios e Marketing da TSEA, Rafael Porteiro, o contrato promove um alinhamento entre as estratégias da corporação, que vem buscando novos mercados e tecnologias. Vale destacar que ao longo de quatro anos, serão desenvolvidas 17 SECIs, que apresentam uma concepção inovadora de subestação SKID. Ou seja, totalmente plug and play, customizada, mais leve, compacta e com capacidade de atendimento de 15MVA, podendo ser usadas em sistemas de 138kV a 13,8kV.
Subestações móveis
TSEA energia possui ainda as Subestações Móveis, que são capazes de atender diversas demandas de energia em situações emergenciais ou temporárias. Essas unidades são equipadas com transformadores de alta potência, sistemas de proteção e controle, além de outros equipamentos necessários para garantir o fornecimento de energia elétrica em locais onde a rede não possui capacidade suficiente.
Além disso, a Subestação Móvel é de fácil instalação e pode ser transportada para qualquer lugar do país. Segundo a própria companhia, isso a torna uma excelente solução para eventos temporários, como festivais, feiras e eventos esportivos.
Aumento da capacidade carga
Por fim, o executivo ressalta que o aumento da capacidade de carga ocorre com maior aproveitamento de espaço físico e redução de prazo de obra quando comparado a uma instalação convencional.
“Trata-se de um equipamento capaz de suprir a demanda de pequenas regiões no interior do estado ou indústrias e novos acessantes, dando mais flexibilidade e mais confiabilidade.”
*Foto: Reprodução/Unsplash (Arteum.ro – https://unsplash.com/pt-br/fotografias/ZYu6P9-Glic)