Taxa Selic se manteve em 13,75% ao ano, em decisão do Copom da semana passada; entenda como ela influencia na economia do país
A taxa Selic refere-se à taxa básica de juros da economia. E a cada 45 dias ela pode ou não sofrer algum tipo de alteração para mais ou para menos e acaba virando notícia no Brasil. Além disso, quem define o patamar dessa taxa é o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).
Vale recordar que a decisão de manter a taxa em 13,75% já havia sido tomada em dezembro passado.
Taxa Selic nos investimentos
Além disso, a bem da verdade é que a taxa Selic interfere nos investimentos e, consequentemente, nas finanças pessoais, como por exemplo, ter que solicitar crédito.
Essa taxa foi criada em 1979, período em que o Brasil enfrentava um cenário de hiperinflação. Portanto, seu objetivo, desde sempre, foi ser um instrumento de controle da inflação. Ou seja, qualquer alteração que o Banco Central faz na Selic, acaba por impactar na alta ou na queda da inflação.
Diante deste cenário, podemos afirmar que:
- Ao aumentar a Selic, o Banco Central tem como objetivo desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta;
- Ao baixar a Selic, o Banco Central tem como objetivo estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação quando ela está abaixo da meta.
Referência
A Selic é uma referência para a economia brasileira, influenciando nas taxas de retorno dos investimentos bem como nas taxas de juros dos financiamentos e empréstimos bancários.
Na prática, quando a taxa está alta (como atualmente), o “preço” do dinheiro fica mais caro, isso se reflete no aumento das taxas de juros para tomada de crédito. Isso porque o credor não percebe vantagem em emprestar recurso com taxas inferiores à Selic, uma vez que pode manter seu dinheiro com risco bem menor investido em por exemplo CDB, Tesouro Selic, LCI/LCA.
Como funciona
Apesar de nem todo mundo compreender de cara o que essa taxa pode influenciar em seu dia a dia, é importante despender um pouco de tempo. Com isso, compreenderá melhor como funciona a economia, mesmo que em uma perspectiva mais básica.
Resumo
- Se a Taxa Selic diminuir, o crédito ficará mais acessível e a inflação tende a subir;
- Se a Taxa Selic aumentar, os preços tendem a baixar ou ficarem estáveis, porém os juros de crédito ficam mais altos.
Conclusão
Se fez sentido para você tudo isso apontado acima, é de suma importância lembrar que seu dinheiro é um recurso resultante de seu trabalho. Ou seja, significa o quanto vale o seu tempo, a sua vida.
Por fim, é importante pensar sobre o dinheiro não como números, mas como um instrumento da sua vida.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Daniel Dan – unsplash.com/pt-br/fotografias/3SR040CKpB0)