A marca japonesa de automóveis Toyota vai acrescentar ainda mais tecnologia ao seu modelo de veículo Prius. O motivo disso tudo não será uma tarefa simples, pois a empresa pretende fazer o carro rodar para sempre e “revolucionar o transporte”.
Toyota e seu carro do futuro
Para a construção do carro do futuro, a Toyota utilizará sua expertise conquistada nas últimas décadas, em relação à montagem de veículos e também de tecnologias, como painéis solares de ponta e bateria super eficazes.
Além disso, a montadora japonesa se aliou às companhias Sharp e à Organização de Desenvolvimento Industrial Tecnológico do Japão com o intuito de conseguir desenvolver esse protótipo, conforme publicou a agência de notícias Bloomberg.
Início do projeto
Não é de hoje que a Toyota estuda lançar um carro nestes moldes, o projeto já vinha sendo elaborado desde 2016, na intenção de alcançar uma geração de 1 quilowatt-hora em automóveis, por meio de um módulo de bateria solar com eficiência de conversão que ultrapassa os 30%.
A parceria com a Sharp, que é uma das maiores desenvolvedoras de painéis solares do Japão, desenvolverá a tecnologia de células solares, financiadas pela Organização de Desenvolvimento Industrial Tecnológico do Japão. À Toyota caberá a parte de fazer com que esse sistema seja convertido em movimento nos carros.
Na visão destas companhias, os veículos elétricos ainda precisam da construção de diversas estações de carregamento. Porém, os carros movidos a hidrogênio necessitam de um bom tempo de desenvolvimento tecnológico.
Já o uso da energia solar poderia ultrapassar as duas maneiras de mover um veículo, unindo a disponibilidade do Sol pelo mundo a uma capacidade de bateria capaz de fazer os carros andarem também durante a noite.
Revolução dos automóveis
Esta não é a primeira vez que montadoras japonesas apostam no potencial da energia solar para criarem protótipos. A empresa Hyundai e a própria Toyota já lançaram modelos com painéis solares. No entanto, estes equipamentos mal alcançavam o sistema de som para que poder funcionar. Um modelo híbrido do Prius já oferta painéis solares como um item a mais, porém, eles só conseguem atingir seis quilômetros de trajeto, além das baterias só carregarem, enquanto o carro está parado.
Prius movido a energia solar
Com este feedback, agora a Toyota está testando um novo modelo do Prius, que é movido a energia solar. Os testes realizado promoveram descobertas interessantes associadas à Sharp e à Organização de Desenvolvimento Industrial Tecnológico do Japão.
O painel solar instalado no Prius converte a energia solar a uma eficácia de mais de 34%, ante 20% dos painéis solares presentes hoje no setor automotivo. Suas células solares têm somente 0,03 milímetros de espessura, admitindo que os painéis possam ser instalados nas partes curvas do veículo. Além disso, o automóvel é carregado mesmo em movimento e pode rodar quatro dias por semana, a 50 quilômetros por hora. Existem aproximadamente 1.100 células solares instaladas no Prius, cada uma possui o tamanho de um cartão de visitas.
Contudo, ainda há obstáculos tecnológicos a serem vencidos. O modelo será testado em março de 2020, em regiões que têm tenta incidência de energia solar, que é o caso da própria capital do país, Tóquio.
O valor dos painéis solares faz com que o automóvel não possua um preço de mercado acessível por ora. A Toyota admite que carros que rodam para sempre sem carregamento ainda são, por enquanto, um plano para o futuro.
Fonte: Exame e Bloomberg
*Foto: Divulgação