Universo dos games não é só para adolescentes, revela pesquisa

universo dos games não é só para adolescentes, segundo pesquisa

Os brasileiros gamers tem faixa-etária entre 25 e 54 anos e muitos deles são mulheres

Um estudo realizado e nomeado como Pesquisa Games Brasil 2019 identificou que a maioria dos consumidores de jogos digitais não é composto apenas por adolescentes.

De acordo com a pesquisa, 66,3% dos brasileiros são responsáveis por esta fatia do mercado de videogames.

Entrevistados

Foram entrevistadas pessoas em todo o país e também na Argentina, Chile, Colômbia e México, totalizando 5.110 pessoas. Os dados revelaram que dos 66% de jogadores, mais de 60% estão na faixa dos 25 a 54 anos.

De acordo com o presidente da Blend New Research, Lucas Pestalozzi:

“Mesmo na faixa entre os 25 e 54 anos a penetração é bastante elevada, 61,9%, contrariando o senso comum de que os gamers são adolescentes. Isso faz sentido com a evolução da indústria e com o comércio nacional de jogos digitais, presente de modo significativo no país desde o início dos anos 1980”.

Principais plataformas de jogos

Segundo a pesquisa, o celular aparece como o principal meio digital por onde os jogadores acessam os games, com 83%. Em seguida, são os consoles de videogame, com 48,6% e em último, com 42,6%, os notebooks.

Os entrevistados afirmaram que preferem acessar os jogos pelos smartphones pela sua praticidade, ou seja, estar sempre à mão.

Já os “hardcore gamers”, aqueles que jogam mais de três vezes por semana, que chegam a durar em torno de três horas cada disputa, correspondem a 58,9% das pessoas ouvidas, das quais são homens com idade entre 25 e 34 anos. Além disso, nesta mesma categoria enquadra-se mulheres, num total de 58,8%. A maioria delas tem entre 25 e 34 anos, correspondendo a 35,9% desta fatia de mercado.

Os jogadores realizam outros tipos de atividades?

Todavia, a análise apresentou que, apesar de se dedicarem horas jogando, esses consumidores também apreciam programas de TV, com 48,3%. Em segundo lugar aparece os ouvintes de música, com 41%, seguidos pelos que costumam navegar na internet, com 23,5%. Já os apreciadores de comida e bebida, corresponde a 23,5% e 23,3%, respectivamente. Portanto, nota-se que além dos games, estas pessoas desempenham outras atividades, entre as quais a maioria é considerada sedentária.

No entanto, os usuários de games que não jogam com certa regularidade, são apreciadores de programas disponibilizados no Netflix. Segundo a pesquisa, 60,6% consome este serviço.

Alimentação

Quando estão concentrados nos jogos, estas pessoas acabam consumindo alimentos não muito saudáveis, como salgadinhos e bebidas, como refrigerantes. Mas existem os que tomam sucos e comem snacks.

O estudo deste ano foi realizado em parceria pelas companhias Blend News Research, ESPM, Sioux Group, por meio das empresas Gamelab e Go Gamers.

*Foto: Divulgação