iMessage da Apple chega para brigar com WhatsApp

imessage da apple chega para brigar com whatsapp

Canal iMessage chega para concorrer como o canal Enterprise do WhatsApp, voltada ao atendimento de grandes empresas

O canal iMessage da Apple aparece no mercado como rival do canal de grandes empresas que o WhatsApp criou em 2018, a Enterprise. Esta versão atende corporações, que no futuro vão gerar uma fonte de receita à marca pertencente ao Facebook.

iMessage

O iMessage entra no jogo e oferece um canal de comunicação com seus clientes por meio de um aplicativo de mensagens, que está disponível em iPhones, iPads e Macs.  

Além disso, a Apple firmou um contrato de parceria com companhia brasileira de atendimento ao cliente, a Wavy. Com isso, a gigante americana ampliou seu serviço interno, o Apple Business Chat. Seu objetivo principal é descomplicar a comunicação entre consumidor e lojista por meio do iMessage.

Portanto, agora qualquer loja do Brasil que for cliente da Wavy consegue acessar a plataforma de mensagens da Apple em seus portais de comércio eletrônico.

WhatsApp Business

No entanto, esta ideia do iMessage em parceria é similar ao WhatsApp Business, que disponibiliza uma plataforma digital de comunicação entre lojas e clientes.

Por ele, é possível utilizar mensagens já pré-programadas para “falar” com usuários interessados em serviços ou produtos. Porém, o sistema da Apple possui um diferencial bastante significativo que é a integração com o serviço de pagamentos Apple Pay. Através dessa tecnologia, as companhias podem fazer vendas diretamente do app iMessage, promovendo uma experiência mais dinâmica na hora da compra.

Enquanto que no WhatsApp, o consumidor só consegue realizar a compra ao ser redirecionado a um navegador de internet, como o Chrome, onde colocará suas informações de login e senha no respectivo site onde deseja adquirir o produto e, finalmente, fazer o pagamento.

Apple Business

O Apple Business chat é um sistema para conversação de pessoas interessadas em produtos. Ele funciona como um serviço de mensagens virtuais, que ainda dispõe de tecnologias modernas: inteligência artificial, reconhecimento da fala e robôs de atendimento.

Para acessar o serviço, não é preciso instalar outro aplicativo, pois este já vem integrado ao recurso de mensagens do iPhone, iPad e Macs. Para abrir um chat com a loja em que deseja realizar uma compra, o usuário deve o site da mesma e buscar pelo ícone que indique algo similar a um chat. Geralmente, ele fica localizado no canto inferior esquerdo da interface. Ao clicar nele, a pessoa é direcionada para o seu iMessage e partir daí uma conversa com atendentes virtuais ou não será iniciada.

PlayKids

A PlayKids (pertencente ao grupo Movile) é a primeira empresa a aderir ao serviço de atendimento da Apple. Para a empresa, a facilidade do uso do iMessage otimiza suas operações. Em nota, o diretor de produto e tecnologia da companhia, Breno Mais disse:

“Buscamos nos manter sempre em dia com as novas formas de entrar em contato com as famílias que utilizam nosso conteúdo, facilitando seu dia a dia”.

O produto funcionará de modo integrado aos demais serviços Apple, como: Apple Pay, com a possibilidade de realar o pagamento direto no app; Wallet, para salvar cartões, além de outros aplicativos que poderão ser visualizados na barra inferior.

Pesquisa

Segundo estudo da consultoria de serviços Gladly, as empresas que adotam um comércio virtual tendem a aumentar suas vendas. De acordo com ela, neste ano, 75% dos clientes estão mais propensos a comprar produtos se a companhia promove recomendações personalizadas baseadas em seus gostos. É o que a Apple deseja realizar em parceria com a Wavy, ou seja, reunir informações sobre o cliente para melhorar suas buscas.

Segurança e privacidade

O sistema integra a função de perfis verificados, que serão analisados pela própria Apple, garantindo assim que o usuário não caia em golpes. Fora isso, a responsável por configurar todos os chats de mensagens é a sua parceira Wavy, por meio da Plataforma de Serviço ao Consumidor.

Segundo apuração da revista EXAME, o cliente terá total autonomia para terminar uma conversa com o site do lojista a hora que desejar, além de poder apagar todo o seu histórico com este canal e, portanto, ela não terá como entrar em contato novamente com este usuário. A iniciativa de conversa sempre partirá do cliente, jamais o contrário.

O Apple Business também está disponível em outros países. Além disso, os usuários que têm o software iOS 11.3 ou versões acima já conseguem acessar as lojas parceiras de outros países.

WhatsApp Pay em fase de testes

O WhatsApp Pay, sistema de pagamentos do WhatsApp está em fase de testes na Índia, que é o maior mercado do app no mundo. A ideia é possibilitar transações junto a bancos para otimizar pagamentos em conversas, dentro do ambiente criptografado do aplicativo. Agora é aguardar seu lançamento que poderá brigar de frente com o produto da Apple.

Fonte: revista EXAME

*Foto: Divulgação