Venda de participação na Braskem foi informada por companhia na segunda-feira (20), em comunicado ao mercado
Na segunda-feira (20), a Novonor (ex- Odebrecht) informou à Braskem que ainda não tomou uma decisão sobre o modo pelo qual vai vender sua participação de controle na empresa. A afirmação da petroquímica ocorreu em comunicado ao mercado.
Venda de participação na Braskem
O texto foi elaborado após a B3 e CVM solicitarem esclarecimentos à petroquímica sobre notícia publicada no jornal Valor. A matéria, também foi publicada no dia 20, em relação à apresentação de “modelo para venda da Braskem”.
Atualmente, a Novonor possui 50,1% do capital votante da petroquímica e 38,3% do capital total. Sendo assim, a fatia na Braskem vale hoje na bolsa em torno de R$ 19,3 bilhões.
Além disso, fontes revelaram que, mesmo que a Novonor optar por um follow on, o formato final depende do caminho que a Petrobras (também sócia da Braskem), vai tomar para liquidar sua fatia.
Comunicado enviado à Braskem
Ainda em relação ao comunicado, a Braskem disse que “não tem conhecimento das informações constantes da notícia”. A companhia enviou também um comunicado da Novonor, questionada a respeito pela empresa no sábado (18).
Vale ressaltar que a Novonor (antiga Odebrecht) diz que entre as alternativas para a venda de sua participação na Braskem está uma “alienação através do mercado de capitais”.
Em contrapartida, a estratégia de venda em bolsa ganhou peso depois de a proposta inicial da Novonor, de buscar interessados por meio de fusões e aquisições, não ter conquistado um único comprador.
Decisão
Por outro lado, conforme mencionado acima, a empresa disse que “cumpre ressaltar que não existe, neste momento, decisão a respeito de qual alternativa será perseguida pelo grupo (Novonor)”.
Contudo, ainda de acordo com o comunicado da Novonor encaminhado à Braskem, uma recente reunião da companhia com seus credores aconteceu como “parte do processo de comunicação que mantemos regularmente com nossos credores”.
Por fim, as ações da Braskem terminaram na segunda-feira, registrando 11,5%. Enquanto isso, o Ibovespa recuou 2,3%.
*Foto: Divulgação/Freepik