Hackathon Brasil: saiba sobre evento em parceria com a Nasa

hackathon-brasil-saiba-sobre-evento-em-parceria-com-a-nasa

Hackathon Brasil ocorre entre os dias 2 e 3 de outubro, com palestras, workshops e hackathons para qualquer um que tenha interesse na área

Nos dias 2 e 3 outubro, vai acontecer o 2º CONAHACK – Congresso Nacional de Hackathon. Em formato virtual, o evento será realizado pela Hackathon Brasil, em parceria com a Nasa Space Apps Challenge. O evento contará com palestras, workshops e hackathons para qualquer um que tenha interesse na área.

2º CONAHACK organizado pela Hackathon Brasil

Os hackathons são maratonas de programação em tecnologia que contam com os pilares de encontrar talentos e solucionar problemas. No 2º CONAHACK, durante 48 horas, o evento irá se basear na maior imersão de seus participantes, estimulando a criatividade para a resolução do desafio proposto.

Hackathon no mundo

Hoje, há vários exemplos de como um evento desses é um sucesso ao redor do mundo. Aplicativos como o Easy Taxi, o botão de curtir do Facebook e a ferramenta de Boomerang do Instagram foram criados em eventos como este.

Tema

Nesta edição, o tema é “Como reconstruir através da Tecnologia e Inovação, tudo o que a covid-19 destruiu?”. E pela segunda vez, o evento é organizado pela Hackathon Brasil, comunidade que tem o objetivo de estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento da área de tecnologia no Brasil.

Mas desta vez, a comunidade contará com a parceria do Nasa Space Apps Challenge, com dez agências espaciais, oferecendo dados de satélites para auxiliar os participantes a criarem soluções.

Porém, ainda há a parceria da Nasa com a Agência Espacial Brasileira. Além disso, três representantes brasileiros serão escolhidos nos eventos nacionais e enviados para a final, onde a agência norte-americana será a responsável por definir os grandes vencedores mundiais.

O evento será totalmente online e as inscrições podem ser feitas por meio do site.

Edições passadas

Em 2019, durante a edição do Nasa Space Apps Challenge, suas equipes brasileiras estiveram entre os vencedores mundiais e um terceiro time recebeu menção honrosa. Ao todo, participaram do evento mais de 26 mil pessoas de 150 países, o que resultou em mais de 2.300 projetos. De acordo com comenta Richard Tordoya, fundador da Hackathon Brasil:

“É muito satisfatório ver que o Brasil ocupou posição de destaque, com iniciativas que estiveram entre as melhores colocadas, diante de países que são referência em tecnologia.”

O desafio envolveu as agências espaciais Nasa, CSA, Cnes, Jaxa e ESA.

Já no ano passado, o evento teve duas edições e contou com forte repercussão no Brasil, com participação dos 27 Estados e de 707 cidades, contando com cerca de 3 mil participantes e 500 times, afirma Tordoya.

“Essa é uma grande oportunidade para empresas se conectarem à comunidade Hackathon Brasil, seja em busca de talentos ou para o desenvolvimento de novas soluções.”

*Foto: Divulgação