Como gerenciar seu tempo influencia em como impulsionar sua carreira
Para alavancar a carreira é preciso seguir alguns passos e desenvolver um ritmo biológico, que compreende realizar uma tarefa por vez e não tudo ao mesmo tempo agora. Neste artigo, você saberá mais sobre como gerenciar seu tempo de forma prática e produtiva.
Como gerenciar seu tempo
Uma coisa importante a ter em mente é: fazer mais não significa fazer com qualidade. Porém, fazer mais coisas certas, sim. Portanto, não adianta estar sempre no modo automático, fazendo tudo que vem até você. Isso não o torna uma pessoa produtiva. É exatamente neste momento que entra em cena o gerenciamento de tempo. Trata-se de uma habilidade suave necessária para proteger seus ativos mais valiosos.
Confira abaixo cinco dicas de como gerenciar seu tempo.
1 – Defina suas prioridades
Os melhores gerentes de tempo sabem que nem todas as são urgentes. Portanto, eles conseguem ter clareza sobre o que é mais importante antes de trabalhar em qualquer coisa. Neste caso, utilize a ferramenta Matriz de Eisenhower. Por meio dela é possível colocar as tarefas em quatro categorias:
- “Faça” para itens urgentes e importantes;
- “Agende um horário para fazer isso” para tarefas não urgentes, mas importantes;
- “Delegue-o para outra pessoa” para coisas urgentes, mas sem importância;
- e “Exclua” para itens que não são urgentes nem importantes.
2 – Foco
Aqui diz respeito a eliminar qualquer tipo de distração. Você pode eliminar as notificações das redes sociais, como Instagram e Facebook, que você olhar após seu expediente ou em algum horário de intervalo de seu trabalho. Coloque ainda o seu celelular em modo avião. E ainda pode fechar a porta e colocar fones de ouvido com cancelamento de ruído. Ou seja, há meios de remover as distrações e focar no assunto que é prioridade.
3 – Multitask
Aqui se trata da multitarefa como destruição de uma tarefa. Ela pode afetar sua produtividade. Como gerenciar seu tempo, neste caso, envolve não perder o controle. Portanto, altere para monotarefa, onde se concentra exclusivamente no que é de fato importante e urgente. Após concluir esta tarefa, execute a próxima que também tem importância na ordem de escala.
4 – Tarefas de rotina
Apesar de alguma prioridade que não faz parte da rotina, não há como fugir das tarefas diárias. Elas vão desde responder e-mails de clientes, fornecedores até responder dúvidas nas redes sociais, fazer algum vídeo ou foto de interação no Instagram, por exemplo. Neste caso, você pode definir horários específicos para realizar estas tarefas diárias, sem perder o foco em outras prioridades mais urgentes. Pode usar também uam mensagem de resposta automática, como: “Obrigado pela sua mensagem. Eu verifico meus e-mails duas vezes por dia, às 10h e às 17h, nos dias úteis. Se o seu assunto for urgente, ligue para 555-555-5555. ”
Com isso, as pessoas já sabem que você as responderá neste período definido, mas se for algo urgente, elas te ligam.
5 – Relógio biológico
Por fim, identifique em qual horário você produz mais. Se é de manhã, tarde, noite ou até mesmo durante a madrugada. Isso quer dizer saber respeitar seu relógio biológico e, consequentemente, gerenciar melhor seu tempo. Vale ressaltar também que cada pessoa segue um dia de três estágios, incluindo um padrão de puco-recuperação-baixo-pico.
Em suma, se você for madrugador ou o inverso, recuperação-baixo-pico (se você for mais noturno, “coruja”), é preciso respeitar seu limite. Além disso, você deve desempenhar seu trabalho mais importante (seja criativo ou analítico) durante o período de pico. Já o segundo trabalho mais importante na hora do período de recuperação.
*Foto: Unsplash/Jess Bailey