Educação financeira na rede pública beneficiará mais de um milhão de alunos a partir de reflexões sobre como poupar, decisões de consumo e finanças pessoais, além de estimular a capacidade dos estudantes de empreender e investir
O projeto “Jogos de Educação Financeira”, lançado em 2017 pelo Instituto Brasil Solidário (IBS) tem o objetivo de levar a educação financeira aos alunos em escolas de todo o país por meio de jogos de tabuleiro e carta. Além disso, o programa já ultrapassou a marca de um milhão de estudantes impactados pela iniciativa. Tal número representa 3,5% do total de alunos da rede pública nacional.
Educação financeira na rede pública
Cruzando todos os cantos do país, o projeto de educação financeira na rede pública está presente em instituições de ensino de 26 Estados e 292 municípios. Ao todo, são 3.962 escolas e mais de 64 mil docentes envolvidos em um mesmo propósito.
Apoio
O projeto conta com o apoio da Aliança pela Educação Financeira, formada por empresas parceiras como Bank of America, Instituto XP, Bayer, B3 Social, Ypê, Seacrest Petróleo e outras. E também ganhou escala internacional nos últimos anos, com participação de escolas da Colômbia, do Chile e do Uruguai.
Como funciona a iniciativa?
A iniciativa é composta por dois jogos: um de tabuleiro, chamado de “Piquenique”, e outro de cartas, nomeado como “Bons Negócios”. O primeiro busca provocar reflexões sobre como poupar a partir de decisões de consumo e finanças pessoais, enquanto o segundo estimula a capacidade dos alunos de empreender e investir. As atividades podem ser aplicadas com alunos desde o primeiro ano do ensino fundamental até o ensino médio.
EAD
Contudo, graças à modalidade do Ensino à Distância (EaD), os professores das escolas participantes recebem formações gratuitas, além de mentorias e acesso a todo o material didático para ser usado em sala de aula com os alunos.
Em 2023, o programa busca ampliar ainda mais a sua participação em escolas dos diversos municípios do Brasil. As cidades interessadas em promover educação financeira aos alunos podem entrar em contato por meio do Instagram oficial da iniciativa (@vamosjogareaprender ou @brasilsolidario, onde há um link para o formulário de inscrição). Já outras informações sobre os jogos, com vídeos, tutoriais e dicas sobre finanças podem ser acessadas pelo portal do projeto.
Vídeos documentais
Por fim, para celebrar a marca de um milhão de alunos, o IBS disponibilizou, por meio do canal no YouTube, uma série de vídeos documentais com histórias e depoimentos de professores e alunos de várias regiões do país que são impactados pelas ações do projeto.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Kelly Sikkema)