Itens de desejo no metaverso: roupas e acessórios se destacam

Itens de desejo no metaverso

Itens de desejo no metaverso também inclui as categorias de produtos eletrônicos, de beleza e saúde, de acordo com levantamento do Capterra

Recentemente, um levantamento do Capterra, plataforma de comparação de softwares, revelou a disposição do público brasileiro em realizar compras por meio do metaverso. O estudo online ouviu a opinião de 1008 pessoas, de todas as regiões do Brasil, em outubro de 2022, com o objetivo de avaliar e entender o interesse dos brasileiros nesse tipo de comércio eletrônico, ou seja, dos itens de desejo no metamerso.

Itens de desejo no metaverso

Sendo assim, entre os itens de desejo no metaverso, a pesquisa mostrou que a grande maioria dos entrevistados (87%) estaria interessada em fazer comprar por esse tipo de tecnologia virtual. Além disso, dos que realizaram compras no metaverso, 8 de cada 10 respondentes (81%) indicaram que “roupas” é o principal tipo de produto que eles estariam interessados em adquirir nesse ambiente digital.

Portanto, não é de se estranhar que o público se empolga com a possibilidade de adquirir roupas no metaverso. Isso porque o universo da moda é um dos principais setores que prometem ser impactados por essa tecnologia imersiva, tão essencial hoje em dia, como a Inteligência Artificial. Atualmente, grandes grifes já investem no lançamento de roupas, ou “skins”, para serem utilizadas em jogos como Fortnite e League of Legends. Contudo, no futuro, o sucesso de uma roupa virtual pode ser determinante para que as empresas decidam se ela será replicada no mundo físico, reduzindo assim o desperdício na indústria da moda.

Visualização de produtos no comércio

Por outro lado, os dados mostram também que há expectativas em relação  à melhoria da visualização de produtos no comércio via metaverso. É o que explica Marcela Gava, analista responsável pelo estudo:

“Dos participantes que têm interesse em comprar no metaverso, pouco mais da metade vê a possibilidade de testar os produtos usando realidade aumentada como a principal vantagem da modalidade.”

Ele reforla ainda que no metaverso, espera-se que a apresentação das mercadorias em lojas virtuais seja capaz de refletir o tamanho, a forma e até a textura dela no mundo real. Apesar de estar longe de atingir seu ponto de maturidade –o que deve ocorrer apenas em 2030, segundo previsões do Gartner–, os participantes do estudo do Capterra já vislumbram um futuro promissor para o metaverso.

Por fim, dos respondentes que possuem interesse em realizar compras nesse universo virtual, 57% creem que ele substituirá o comércio eletrônico que conhecemos hoje e será o padrão de compras no futuro. Porém, há uma minoria (apenas 3% dos participantes do estudo) que acredita que é uma tendência que vai desaparecer.

*Foto: Reprodução/Unsplash (Guerrilla Buzz)