Cursos online de finanças podem auxiliar na gestão do orçamento
Saber lidar com finanças pessoais nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso, o Banco Central acaba de disponibilizar dois cursos online sobre este assunto que podem auxiliar na gestão do orçamento. E o melhor de tudo: eles são inteiramente gratuitos.
Cursos online de finanças
Além disso, os cursos online de finanças do BC promovem ensinamentos didáticos. Ou seja, o inscrito aprende sobre finanças de modo consciente, leve e com debate junto a especialistas deste tema. Após a finalização, os estudantes recebem um certificado de participação.
Confira os cursos disponíveis
Gestão de Finanças Pessoais (GFP)
Com o objetivo de oferecer aos participantes as informações e ferramentas necessárias para gerir suas finanças com responsabilidade. Para isso, o conteúdo é apresentado por meio de vídeos animados, com o uso de conceitos básicos sobre temas do cotidiano das pessoas. Os inscritos conhecerão a divertida história da família de Tarcísio e seus amigos, que tem a finalidade de utilizar o dinheiro de modo consciente, otimizando os gastos.
Temas abordados:
- Nossa relação com o dinheiro;
- Orçamento pessoal ou familiar;
- Crédito e endividamento;
- Consumo planejado e consciente;
- Poupança e investimento;
- Prevenção e proteção do dinheiro;
- e Consumindo serviços financeiros.
Carga horária
A carga horária é de 20 horas. Após a inscrição no curso, o participante tem 20 dias para finalizar. Além disso, para esclarecer as dúvidas dos estudantes, o curso online de finanças conta com um fórum de compartilhamento que pode ajudar no desenvolvimento.
Formação de Multiplicadores da Série “Eu e Meu Dinheiro”
Já o segundo curso está disponível para toda a sociedade, com o intuito de sensibilizar os participantes para a gestão das finanças pessoais e capacitá-los para conduzir grupos de discussão sobre os vídeos da série “Eu e Meu Dinheiro”, produzida pelo Banco Central.
Nesse sentido, para cada um dos vídeos da série, o curso online possui um vídeo de perguntas para reflexão, além de um debate com especialistas sobre os temas abordados e um guia para discussão em grupo.
Dessa forma, a série estimula a reflexão sobre conceitos importantes de educação financeira, como necessidades e desejos, orçamento familiar, uso de crédito, a importância de poupar, riscos e imprevistos e consumo consciente.
A duração das aulas é de 10 horas e o candidato possui 10 dias, contados a partir do momento da inscrição, para finalizá-lo e, consequentemente, receber o certificado.
Inscrições
Para participar dos cursos online de finanças do Banco Central, é necessário se registrar no site. Em seguida, escolher o curso desejado.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Scott Graham)