Um profissional em ascensão deve tirar intervalos no meio do trabalho com o intuito de aumentar sua performance
Muitas pessoas podem achar estranho, mas fazer uma pausa no meio do trabalho é a melhor forma de progredir na carreira. É o que revela uma pesquisa que prova que as pausas são fundamentais para melhor o humor, bem-estar geral e capacidade de desempenho.
Profissional em ascensão faz pausas
Apesar do que podem pensar o tempo de inatividade não é improdutivo. Porém, é fundamental um profissional em ascensão em progresso. Como a maioria dos profissionais está acostumado a operar em um ritmo frenético, fazer pausas deliberadas pode soar estranho no começo.
Por outro lado, estar ocupado não significa que esteja sendo produtivo. Portanto, mude sua perspectiva e conquiste um espaço para pensar, sentir e experimentar algo que pode ser complementar para sua profissão. Criar este autocuidado de forma regular vai gerar uma maior clareza e desempenho, além de proteger, preservar e melhorar seu bem-estar.
Crie intervalos
A partir deste conceito crie intervalos que possam melhorar seu progresso dentro da empresa. Ou seja, reserve um horário do dia só para isso. Mas trate este tempo como algo precioso e não marque nada nesta pausa.
Isso tudo porque é muito fácil ficar sobrecarregado com o grande volume de tarefas e solicitações. Apesar dos pedidos nem tudo é extremamente urgente. Portanto, priorize o que deve ser feito primeiro e se puder deixe para depois, quando poderá desempenhar com calma e maior eficiência.
O mesmo vale para inúmeras reuniões desnecessárias. Faça o contrário, priorize sua atenção no que é de fato importante e diga não para todo o resto. Tal atitude possibilitará que agende intervalos de tempo ininterruptos com o propósito apenas de ficar quieto, desacelerar, refletir e abrir espaço para insights.
Tenha uma pausa de qualidade
Procure ser exigente com a qualidade de suas pausas. Ou seja, não desperdice este tempo para navegar pelas redes sociais. Em vez disso, utilize este tempo para reabastecer. Como? Alimente seu corpo por meio do movimento, como caminhar por uns minutos pelo quarteirão ou onde conseguir. Ou ainda fazer uma rápida sessão de ioga.
Você pode também se conectar a livros, podcasts, palaestras TED, artigos ou vídeos educacionais. Todas estas práticas devem ter a finalidade de enriquecer sua mente.
A ideia aqui é recarregar seu espírito por meio da meditação, oração e reflexão. Mas você também pode aproveitar este tempo para simplesmente tirar uma soneca rápida e voltar ao trabalho com mais dosposição.
Uso da tecnologia
Hoje, a tecnologia é parte integrante de nossas carreiras. Porém, é fácil se perder no seu dispositivo ao trabalhar em algum projeto. Por outro lado, esta ferramenta também pode ser a responsável por manter nosso foco nos intervalos que determinarmos.
Há apps para lembrá-lo de fazer uma pausa, assim como os apps para fazer uma meditação neste intervalo, como o Calm ou Headspace para ter acesso instantâneo às sessões de atenção plena com o toque de seu dedo.
Para quem não pode elininar totalmente as telas abertas do computador, faça com que elas trabalhem para você. Neste caso, use uma nova extensão de navegador, baseada em pesquisa, chamada breath.ai. Ela é focada no aprendizado de máquina de última geração que utiliza sua webcam para detectar alterações em sua respiração e frequência cardíaca. Com isso, ela é capaz de indicar estresse e na sequência fornece lembretes de pausa personalizados.
Além disso, os usuários também possuem acesso a mais de 100 exercícios breves sobre respiração, meditação, movimento ou simplesmente uma pausa sugerida na tela. Assim como sons de fundo suaves e cores de tela suaves.
Em um universo que promove mais agito, poder fazer uma pausa intencional pode ser o melhor hack de carreira.
*Foto: Unsplash