Crianças e adolescentes de São Paulo poderão se vacinar até 15 de novembro

Crianças e adolescentes de São Paulo poderão se vacinar até 15 de novembro

Crianças e adolescentes de São Paulo terão uma nova chance; antes, campanha terminaria dia 31 de outubro

Campanha de multivacinação que terminaria dia 31 de outubro foi prorrogada. Isso porque, segundo Secretaria da Saúde, haverá mais duas semanas de mobilização para ampliar cobertura de vacinação nas 645 cidades paulistas. Na ação, são oferecidas todas as vacinas do calendário básico, atualizando as doses faltantes.

Sendo assim, a Secretaria da Saúde de São Paulo anunciou a prorrogação da campanha estadual de multivacinação para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos por mais 15 dias, até 15 de novembro.

De acordo com a enfermeira Nathalia Belletato, que esteve na linha de frente durante a crise sanitária: “A vacina desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças infecciosas, protegendo não apenas quem se vacina, mas também a comunidade em geral”.

Crianças e adolescentes de São Paulo

A campanha de multivacinação é voltada a crianças e adolescentes de São Paulo em todo o estado. O objetivo é cobrir o calendário de vacinação nos 645 municípios paulistas.

Além disso, a finalidade da campanha também é elevar as coberturas vacinais de todas as vacinas do calendário básico, atualizando as doses faltantes.

Com isso, o estado disponibiliza todas as vacinas e cada cidade realiza sua própria estratégia para imunizar o maior número de pessoas do grupo elegível.

Vacinas disponíveis

Durante a campanha, são disponibilizadas vacinas para Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Febre Amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), BCG (tuberculose) e Covid-19.

Todavia, também como parte da campanha, os municípios recebem o apoio para oferecer as vacinas e fazer a checagem das carteiras de vacinação em escolas e outros locais de alta circulação ou em áreas rurais, além dos 5 mil pontos de vacinação já existentes no estado.

Vacina 100 Dúvidas

O governo paulista disponibilizou ainda o site Vacina 100 Dúvidas, que reúne as 100 dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet.

O site é um espaço com informações claras para desmistificar fake news com relação à imunização. Com isso, consegue garantir a proteção de toda a população, disse a pasta da Saúde.

Os imunizantes oferecidos nos próximos 15 dias da campanha são os seguintes:

  • Contra a Covid-19
  • Contra a Febre Amarela
  • Contra o HPV
  • Contra a Poliomielite
  • Contra a Varicela (catapora)
  • BCG — contra tuberculose
  • Meningocócica C conjugada — contra meningite
  • Pentavalente — contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas pelo hemófilo b
  • Tríplice viral — contra sarampo, caxumba e rubéola

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/crianca-recebendo-vacinacao-por-um-pediatra_19086734