Dicas para conseguir uma boa negociação salarial

dicas para conseguir uma boa negociação salarial

Um simples elogio por um trabalho bem feito pode ser muito para um colaborador. No entanto, nem sempre é isso que acontece nas grandes empresas e, consequentemente, esta falta de reconhecimento gera frustração ao funcionário. Além disso, outro fator também está conectado: a questão da negociação salarial. Mas o que fazer para se sair bem neste tipo de conversa com seu superior, sem saber se está realmente desempenhando corretamente as atribuições que tal cargo exige.

De acordo com o professor de MBA, formado em estratégia empresarial pelo MIT e Harvard Business School, Breno Paquelet, um estudo realizado em 2017 pelo Instituto Locomotiva revela que 56% dos brasileiros não estão satisfeitos com emprego ou salário. Porém, outra pesquisa do mesmo ano, feira pela companhia de recrutamento americana Jobvite, somente 29% tem a coragem de marcar uma conversa para tentar ganhar mais.

Em seu livro “Pare de ganhar mal” (Ed. Sextante), Paquelet ensina os leitores estratégias de como conseguir obter boa uma negociação salarial. Entre as dicas que passar na obra está deixar o medo de lado. Em entrevista à revista Você S/A, ele afirmou:

“O receio de colocar em risco o emprego ou prejudicar a relação com o gestor são comuns, e por isso é preciso saber as melhores formas de iniciar essa negociação”.

Além disso, ele passou algumas dicas à mesma publicação sobre como ter esta conversa tão difícil com seus superiores, mas tão necessária para poder melhorar seus ganhos.

Merecer o aumento

Muitos profissionais acham que merecem uma negociação salarial. Mas, no entanto, não fazem uma autoavaliação na intenção de descobrirem se realmente são merecedores. Portanto, a dica que Pasquelet dá é comparar o salário atual com a média praticada no mercado. A partir disso, analisar o modo como seus resultados e postura são vistos dentro de seu ambiente de trabalho. Ele ressalta que quanto maior a honestidade do colaborador em relação ao que ele entrega hoje à empresa, melhor serão suas ações para de repente modificar a situação atual, se for necessária.  

Individualidade

O professor explica aqui que é preciso refletir de forma individual a atuação na empresa. Não se importando com negativas que outras colegas possam ter recebido. É se perguntar qual a importância de seu trabalho na companhia para identificar se vale marcar uma conversa e tentar uma negociação salarial.

Preparação

É fundamental estar preparado para uma negociação salarial e isto inclui: quais são as prioridades do colaborador nesta etapa da carreira, além da já menciona pesquisa salarial para avaliar a atual remuneração. Pois assim, a pessoa não desperdiça o tempo di superior, fazendo pedidos vazios, sem embasamentos.

Reunião de negociação salarial

Segundo Pasquelet, neste caso o ideal que seu gestor já tenha refletido a possibilidade de aumento do salário e não ser pego de surpresa sobre este assunto. Pois, desta forma, as chances de dar errada esta negociação salarial seriam maiores.

Saiba ouvir um não em uma negociação salarial

O seu aumento pode depender da estruturação orçamentária da empresa e isto envolve o desconforto de outros colegas. É importante ter isto em mente e saber detectar que isso não quer dizer que no futuro não posa ganhar mais ou receber uma promoção. Uma negociação salarial envolve várias fases. Portanto, nada é decidido em uma primeira conversa.

Alternativas de aumento

Por fim, em uma negociação salarial é necessário saber encaixar as peças para solucionar esta questão de descontentamento. Com isso, de acordo com Paqualet, é provável que uma mudança seja feita, que envolva uma adequação da função já exercida pelo colaborador, como integrar um novo projeto da empresa, atrair mais clientes, e assim por diante.

Fonte: revista Você S/A

*Foto: Divulgação