Dicas para sobreviver à pandemia sem renda emergencial

dicas para sobreviver à pandemia sem renda emergencial

Uma parcela considerável da população brasileira tem enfrentado problemas financeiros devido ao avanço da crise do novo coronavírus. Este artigo dará dicas como sobreviver à pandemia sem renda emergencial promovida pelo governo, já que nem todos se enquadram nos pré-requisitos até o momento.  

A primeira dica é não entrar em desespero, conforme afirma o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos. Apesar do momento de tensão não só no Brasil, mas no mundo todo, ele sugere manter a calma e buscar soluções conscientes para este período de isolamento social e criar um verdadeiro “plano de guerra” para conseguir manter as necessidades básicas.

Dicas de sobrevivência a quem enfrenta a pandemia sem renda emergencial

Dicas de sobrevivência a quem enfrenta a pandemia sem renda emergencial

1 – reúna a família para que juntos pensem em ações eficazes que resultem em redução de despesas.

2 – O momento agora é de focar na alimentação básica, porém, que garanta uma boa imunidade, mas sem luxos ou marcas de alimentos preferidas e pesquise os preços dos produtos.

3 – Quem possuir uma reserva emergencial deve protegê-la, pois é neste momento que esse dinheiro vai valer mais.

4 – Avalie a possibilidades de postergar o pagamento de algumas contas, como luz, água e gás, já que nestes casos estes serviços não serão cortados em função da crise da Covid-19.

5 – Busque uma alternativa de trabalho para este período. Muitas pessoas estão descobrindo novas habilidades e estão ganhando dinheiro e gerando renda (veja dicas aqui).

6 – Não é o momento de comprar roupas ou acessórios, use o que já tem e pode até customizar peças antigas.

7 – Se estiver em busca de trabalho, aproveite esta pandemia para realizar cursos de capacitação gratuitos.

8 – Compre apenas o essencial, sem exageros e aprenda a viver com menos.

9 – Esta é uma ótima oportunidade de praticar o desapego e reunir objetos, roupas e calçados em bom estado e vendê-los pela internet, mesmo que seja a um baixo custo. E não se esqueça de higienizar os mesmos na hora de entregar aos compradores.

10 – Em caso de dívidas, tente renegociar prazos ou suspender o pagamento. Analise cada situação individualmente.

11 – Utilize o tempo vago para aprimorar os conhecimentos profissionais de sua área ou tente mudar de profissão também.

12 – Realize sua inscrição em planos para desempregados ou para famílias de baixa renda, que o governo já está promovendo.

13 – Se você for informal, MEI, pequena ou microempresa, também existe linhas de crédito para estas categorias.

14 – Quem possuir faturas de cartão de crédito para quitar neste momento e não tiver recursos, deve ligar para o credor e explicar que sabe que está devendo, mas que não tem como pagar agora.

15 – Se precisar fazer empréstimos a fim de se reerguer nesta pandemia, fuja de contratação de cheque especial e de utilizar o cartão de crédito, pois ambos possuem juros altíssimos.

16 – Corte pacotes que neste momento são supérfluos, como TV a cabo, além de reduzir serviços de telefone e internet. Não corte esses dois últimos, pois eles são fundamentais para trabalhar em casa ou procurar trabalho.

Fonte: UOL

*Foto: Divulgação/Luis Lima JR/FotoArena – Estadão