Energia 100% renovável: Cemig assina acordo com Gestamp

Energia 100% Renovável Cemig assina acordo com gestamp

Acordo de energia 100% renovável torna multinacional como o primeiro grupo industrial do setor automotivo a assinar um contrato de compra de energia com tais características no Brasil

No último dia 4, a Cemig anunciou a assinatura com a Gestamp, grupo multinacional de componentes automotivos, de um convênio para que o fornecimento de energia elétrica nas suas unidades no Brasil venha de fontes renováveis. Sendo assim, o acordo permitirá à Gestamp dar um passo essencial em sua estratégia para garantir que, a partir de 2023, todos os centros de produção e P&D que o grupo possui no país operem com energia 100% renovável.

Vale lembrar que em maio deste ano, a Cemig informou ao mercado, em que a Cemig GT concluira a venda para a Angra Partners Energias Renováveis Fundo de Investimento, do CEO Alberto Guth, de toda a sua participação na Renova Energia. E também da cessão de forma onerosa da totalidade de seus créditos detidos em face da Renova Comercializadora por R$ 60 milhões.

Energia 100% renovável

Sendo assim, a partir deste contrato, a Gestamp se tornará a primeira do setor automotivo em território nacional a operar em energia 100% renovável. Neste caso, a Cemig fornecerá à multinacional energia correspondente a 79,2 Gigawatt-hora, que é gerada a partir de energia renovável, em um acordo que inclui a modalidade de dois PPAs (contrato de compra de energia) com duração total de dez anos.

Importância do acordo

O diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, destacou a importância de acordos como o firmado com a Gestamp.

“Nosso compromisso com a sustentabilidade é proporcionar, em sintonia com as estratégias de nossos clientes, o equilíbrio entre aspectos econômico-financeiros, ambientais e sociais, com o objetivo de contribuir continuamente para o desenvolvimento sustentável.”

Duração do contrato

Além disso, o acordo que começa a vigorar em janeiro de 2024 e tem duração de 10 anos, fará com que a Gestamp reduza suas emissões na atmosfera em 10.750 toneladas de CO2 por ano. Isso configura uma redução de 3% da emissão total de carbono em decorrência do uso de eletricidade do Grupo e uma quantidade correspondente ao CO2 absorvido por 136.558 árvores.

Emissão do I-REC

O acordo inclui ainda a emissão do I-REC (Padrão Internacional de REC) pela Cemig, para o consumo em 2023. Com isso, a multinacional poderá avançar em seus compromissos ambientais. O certificado I-REC emitido pela International REC Standard Foundation (I-REC Standard) é um padrão sólido para o desenvolvimento de sistemas de rastreamento de atributos de energia renovável e comprova que o consumo de energia está livre de emissões de gases de efeito estufa, o que atende os critérios recomendados no Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG).

Gestamp no Brasil

A Gestamp está presente no Brasil desde 1997, possui um total de oito plantas e um centro de P&D, a maioria no estado de São Paulo. A eletricidade consumida em todos esses centros corresponde a 6% do consumo da empresa em todo o mundo. É o que explica presidente-executivo da empresa, Francisco J. Riberas:

“Este acordo simboliza mais um marco para a Gestamp na estratégia global de sustentabilidade do Grupo e está enquadrado em nosso objetivo de reduzir as emissões.”

Ações para o meio ambiente

Contudo, o acordo entre a Cemig e a Gestamp integra uma estratégia ambiciosa de ambas as empresas a médio e longo prazo. Desde 2020, a Cemig já emitiu mais de 7,5 milhões de Certificados de Energia Renovável, demonstrando seu alinhamento e compromisso com práticas sustentáveis. A empresa está alinhada com as melhores práticas da ESG (Environmental, Social and Governance). E isso tudo permite que os clientes comprovem a origem renovável da energia, por meio dos certificados de energia renovável Cemig-REC e I-REC, gerando valor adicional na comercialização de energia. Possui um amplo programa de eficiência energética, com aplicação de mais de R$ 138 milhões nos últimos dois anos e está presente nos principais índices de sustentabilidade, que impulsionam os resultados da empresa.

No caso da Gestamp, são desenvolvidas ações que visam tornar mais eficiente o uso de matérias-primas e suprimentos, como energia e água, reduzir os gases de efeito estufa para contribuir no combate às mudanças climáticas e promover a economia circular, associando desenvolvimento econômico a um melhor uso dos recursos naturais.

Por fim, o acordo com a Cemig gera mais avanço no compromisso que a empresa mantém, há anos, de atingir os mais altos padrões de sustentabilidade em toda a sua cadeia produtiva. Sendo assim, a partir deste ano por meio de um acordo de características semelhantes firmado com uma empresa com sede na Europa, todos os centros de produção e P&D que o grupo tem na Espanha operarão com energia 100% renovável. 

Foto: Reprodução/Unsplash