Entenda as diferenças entre terreno e lote

Entenda as diferenças entre terreno e lote

Investigamos esse assunto com o corretor de imóveis, Mohamad Kassem Najm, que explicou a distinção e as vantagens financeiras de cada um

Para quem quer investir em uma nova aquisição no setor imobiliário, comprar um terreno ou um lote é uma alternativa viável para construir uma casa ou um negócio. Mas antes de escolher a opção que melhor se encaixa no seu bolso, perguntamos para o corretor de imóveis, Mohamad Kassem Najm, qual a diferença essas áreas e como escolher.

O especialista explica que esses espaços não são a mesma coisa, o terreno, seja urbano ou rural, é uma grande área bruta reservada para construções, plantios e criação de animais. O lote é uma pequena parte do terreno, que foi estrutura e regularizada para venda e construção.

“O terreno geralmente é uma área sem infraestrutura, podemos chamar de ‘terra bruta’, o lote é uma parcela desse espaço que foi subdividido e regularizado, conta com base e preparo para construções”, completa Kassem.

Lote ou terreno? Entenda as vantagens

Mohamad Kassem Najm responde essa pergunta de uma forma direta. Lotes são mais baratos, tem formas de pagamento acessíveis e já são vendidos com os preparos necessários para começar uma construção. Apesar de serem mais caros, os terrenos são áreas maiores, que podem ser divididas em muitos lotes e serem utilizados para fins comerciais.

O lote é um bom investimento para quem busca o sonho da casa própria com facilidades e em uma área estruturada. O terreno é um investimento de longo prazo, essas áreas têm maiores chances de serem valorizadas com o passar do tempo, podem ser transformadas em vários lotes, que podem ser vendidos posteriormente.

“Outro benefício é que terrenos demandam menos manutenção do que imóveis prontos, o que reduz os custos no investimento inicial. Comprar um terreno é uma forma de garantir patrimônio para o futuro, com potencial para gerar renda transformando em uma grande área industrial ou em vários lotes para construções de casas”, completa Kassem.

O que considerar antes de escolher?

Como já foi dito, os terrenos têm vantagens comerciais e retornos financeiros maiores, já os lotes são áreas estruturadas ideias para agilizar uma construção. Antes de escolher, o corretor de imóveis orienta que alguns itens sejam considerados:

  • Segurança: é preciso identificar se o terreno ou o lote estão em áreas com escolas, mercados, farmácias, se existem outras moradias e negócios na mesma região, para garantir que o terreno seja um bom investimento e que o lote ofereça liberdade para o futuro proprietário.
  • Infraestrutura: terrenos normalmente são áreas brutas, por isso, não são vendidos com infraestrutura, os lotes por sua vez entregam uma área pronta para a construção. Quem adquira um terreno, precisa considerar no orçamento investimentos posteriores.
  • Localização: tanto para terrenos quanto lotes, esse item faz diferença, é preciso fazer um estudo da região, identificar se ela é desenvolvida, o que já existe de áreas comerciais, industriais e residenciais, identificar como é a vizinhança, entre outros pontos. Todos esses pontos contam na hora de valorizar a compra e a venda.

Como transformar um terreno em lote?

Se você adquiriu um terreno e precisa fazer um loteamento dessa área, saiba que a execução não é tão simples. Mohamad explica que o dono do terreno precisa ir até a prefeitura onde a terra está localizada, para identificar as documentações necessárias e assim concretizar a subdivisão da área.

É preciso identificar também as áreas verdes, compreender questões ambientais, para preservação da fauna e da flora do local. Na própria prefeitura da sua cidade é possível entender todas essas variáveis, além disso, o terreno precisa estar legalizado e com IPTU regularizado.

Conclusão do especialista

Em resumo, o corretor de imóveis encerra com a seguinte dica:

“Para escolher o melhor investimento, isso vai depender dos seus objetivos. Se você quer construir em um local já estruturado e com serviços disponíveis, o lote pode ser melhor. Se o objetivo é investir em longo prazo, um terreno em uma área em desenvolvimento que pode valorizas, apesar de exigir paciência”.

Portanto, este artigo apontou que lote e terreno podem ser bons investimentos, mas exige uma análise de acordo com os objetivos, tempo e tamanho do orçamento. O lote pode ser mais prático a curto prazo, enquanto o terreno tem potencial de retorno financeiro.

 Corretor de imóveis: Mohamad Kassem Najm

Kassem é um profissional experiente no setor imobiliário, com mais de dez anos dedicados ao mercado de investimentos em imóveis. Sua trajetória começou em 2010, quando ingressou na área e obteve sua habilitação junto ao CRECI-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo).

Desde então, Mohamad Kassem Najm tem se destacado não apenas por seu profundo conhecimento do mercado imobiliário, mas também por suas credenciais e certificações, incluindo o registro no CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade).

Além disso, sua formação como Agente Autônomo de Investimentos (AAI), habilitado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), permite-lhe atuar como consultor especializado, atendendo tanto investidores individuais quanto institucionais.

Foto: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/uma-casa-em-construcao-com-muitos-andaimes-W375t_HvjCc