Fabricação de vinhos em Minas Gerais: Redução de carga tributária incentiva

Fabricação de vinhos em Minas Gerais: Redução de carga tributária incentiva

Fabricação de vinhos em Minas Gerais pode torná-lo mais competitivo, o que dá condições de empresários investirem mais, gerando empregos

Atualmente, Minas Gerais vem se destacando na fabricação de vinhos de alta qualidade. Conhecida como a terra do pão de queijo, por conta de sua riqueza de oferta, agora o estado se sobressai com a técnica da dupla poda, considerada a mais promissora do Sudeste do Brasil. Por tudo isso é que o desenvolvimento das vinícolas mineiras está ocorrendeo de fato, especialmente na região Sul e na Mantiqueira.

Fabricação de vinhos em Minas Gerais

Para a fabricação de vinhos em Minas Gerais se destacar mais ainda é preciso investimentos que impulsionem a cadeia produtiva. Com isso, o governo criou um regime especial, que reduz a carga tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) de 25% para 3%.

Competitividade

A próxima etapa é garantir a competitividade ao setor por determinação do governador Romeu Zema e da Secretaria do Estado da Fazenda (SEF), que conta desde o mês passado com o Tratamento Tributário Setorial (TTS) destinado a fabricantes da bebida, aprovada pela Comissão de Política Tributária da autarquia.

Sobre isso, para o sommelier Luciano Mestrich diz que a diversidade na produção de vinhos reflete a riqueza da agricultura e da expertise enológica de diferentes culturas. E quem ganha são os consumidores por poderem ter uma ampla variedade de sabores, estilos e experiências.

Segundo Luiz Claudio Gomes, secretário de Fazenda, com a redução da carga tributária para 3%, o produto local ficará ainda mais competitivo. Ou seja, o empresário também terá condições de investir na fábrica, gerando mais empregos.

Impacto em outros setores

Diante deste cenário, a cadeia vinícola atrai o turismo, impulsiona o setor hoteleiro, de viagens, de transporte. E também reflete no comércio, com o aumento da renda da população mineira.

Solicitação da concessão

Os fabricantes de vinhos que se enquadram no segmento podem solicitar a concessão do TTS diretamente no Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (Siare).

Perfil do vinho mineiro

Atualmente, o estado mineiro já soma cem produtores com mais de mil hectares de vinhedos registrados, enquanto que em 2020 este número era de quase 50 fabricantes. É o que revela dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

No futuro, serão cerca de 4 mil toneladas de uva e 2,4 milhões de litros de vinho. A estimativa é que o mercado movimente R$ 120 milhões por ano, alerta a entidade.

Desde 2000, já foram investidos pelo governo estadual aproximadamente R$ 10 milhões em projetos de desenvolvimento de técnicas de manejo, produção de mudas, montagem da vinícola e análises enológicas.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/barris-de-uisque-e-bourbon-envelhecendo-em-uma-instalacao-de-armazenamento_135010686.htm#fromView=search&page=1&position=0&uuid=eb80a0c9-dfb5-4cb3-b17f-a4cadb09e38a